Faleceu aos 76 anos, o ex-diretor executivo da OI, Luismar Resende de Assis

Luismar Resende faleceu no Memorial São Francisco, onde estava internado há uma semana

Luis Resende estava internado há uma semana
Faleceu na madrugada desta quarta-feira, vítima de infarto, o jornalista e radialista Luismar Resende de Assis. Ele morreu no hospital Memorial São Francisco, onde estava internado desde o dia 25 do mês passado após apresentar um sangramento por conta de anticoagulantes que tomava. Desde então, sofreu complicações e ficou na UTI, com problemas renais.
Esta madrugada ele não resistiu e faleceu.
Luismar Resende era viúvo e deixou dois filhos Ulysses Assis Neto e Lúcia de Fátima de Assis Almeida.
O velório acontece na Central de Velórios São João Batista e o sepultamento está marcado para às 16h no cemitério Senhor da Boa Sentença, em João Pessoa.
Quem era Luismar Resende
O jornalista e também radialista exerceu na década de 80 e 90 foi diretor da antiga Telpa, bem como da Telemar da Paraíba. A partir de 1990 foi executivo da OI (empresa de telefonia móvel e fixa, ou seja, linhas convencionais).
Experiência em nível internacional
Ao longo de sua trajetória profissional bem sucedida, o executivo Luismar Resende (nascido em Campina Grande) trabalhou como repórter nos “Diários Associados”, realizou viagens de estudos a vários países da África e Europa, morou nos Estados Unidos e foi escriturário do Banco do Brasil.
De Campina para Europa e a Capital
Em maio de 1973, quando chegou de volta a João Pessoa, foi designado pela diretoria da Telebrás, para trabalhar na antiga Telpa (hoje Telemar), como gerente de Relações Institucionais, atuando de maneira fundamental no processo de incorporação da ex-empresa telefônica da Paraíba. A partir de então, ele fixou residência definitiva na Capital paraibana.
Morando nos Estados Unidos
Luismar Resende revela no livro, lembranças do tempo em que ele foi correspondente credenciado junto ao Departamento de Estado norte-americano, quando chegou a ser recebido oficialmente em visita à Casa Branca, localizada em Washington D.C. e também de quando era assessor especial do general Antônio Espínola, tido como provável futuro sucessor do presidente de Portugal, Antônio de Oliveira Salazar.
Correspondente africano
Por conta dessas funções de relevo internacional Luismar acompanhou de perto a guerra civil de Angola, de onde voltou traumatizado com a mortandade que vislumbrou, sobretudo a onda de massacres patrocinada pelos mercenários belgas que atuaram ao lado do Exército Colonial português durante o conflito, que registrou ainda a presença de tropas cubanas enviadas por Fidel Castro para apoiar as guerrilhas negras, que acabaram vencendo o conflito armado, em 1974.
Junto com o Exército de Portugal
Ele foi assessor do “General Sem Medo” Antônio Espínola, que nasceu em 1910 e faleceu em 1996. Como militar, o líder português teve ação destacada no comando do Batalhão de Cavalaria nº 345, que combateu em Angola, de 1961 a 1963. De 1968 a 1973, foi governador e comandante-chefe de Guiné-Bissau, tornando-se, em janeiro de 1974, vice-chefe do Estado Maior-General das Forças Armadas Portuguesas.
Testemunha da história
Em meados de fevereiro daquele mesmo ano, a publicação de seu livro “Portugal e o Futuro” apressou o golpe militar de 25 de abril, batizado de “Revolução dos Cravos”. Nesse dia, Espínola assumiu a presidência da Junta de Salvação Nacional e em 15 de maio, foi proclamado presidente da República.
Amizade pessoal com marechal
Demitiu-se em 30 de setembro de 1974, por divergências político-ideológicas com os dirigentes do Partido Socialista, aliados do Movimento das Forças Armadas, em relação ao processo de democratização e de descolonização em curso. Como era general de carreira desde 1969, em 1981 ele alcançou o título de marechal (maior patente do Exército português).
Revelando todos os bastidores
Luismar viu tudo isso acontecendo, bem diante dos seus olhos e agora resolveu contar tudo que testemunhou, nas páginas do livro de memórias que já está sendo finalizado por ele. Será – com absoluto grau de certeza – uma bela história de vida, cujos ensinamentos serão entregues para a posteridade, mas que fará muita gente tremer nas bases.
Cardoso Filho com Geovani Meireles
WSCOM Online

Comentários