Associação convida público para assistir nascimento de tartarugas marinha na Praia do Bessa

O monitoramento de reprodução de tartarugas marinhas em areias de praias é realizado em sete quilômetros


O belo espetáculo proporcionado pela saída de dezenas de filhotes de tartarugas marinhas de ninhos localizados nas areias da Praia do Bessa em direção ao mar, trecho próximo ao Mag Shopping, na capital, está prestes a ocorrer amanhã ou na próxima quinta-feira, a partir das 15:30h, conforme informou ontem a coordenadora do Projeto Tartarugas Urbanas, a biológa Rita Mascarenhas, gestora da organização não governamental Associação Guajiru.

“Desde já, as pessoas devem ficar atentas, pois vamos informar o evento através do faceboock. Ou elas podem obter informações acerca do nascimento dos animais pelo telefone 91297496”, alertou a biológa. O monitoramento de reprodução de tartarugas marinhas em areias de praias é realizado em sete quilômetros, entre Cabedelo e João Pessoa. E a maioria das desovas acontecem na Praia de Intermares, no entanto, toda a costa paraibana é propícia à reprodução da tartaruga marinha, e o nascimento dela costuma ocorrer de novembro a maio.

No ano passado, a Associação Guajiru firmou convênio com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), cujos termos do acordo passou a oferecer toda uma infra estrutura à preservação dos ninhos, assistência total á saúde e a reprodução das tartarugas marinhas no Litoral paraibano. “Lembramos que o acordo também está aberto à outras instituições que se dedicam a proteger a flora e a fauna nos limites do município de João Pessoa”, garantiu o secretário e engenheiro, Edilton Rodrigues Nóbrega.

A espécie mais comum de tartaruga marinha que desova em praias paraibanas é a Eretmochelys imbricata, conhecida popularmente como Tartaruga de Pente. A espécie chega a medir 1,10 m de comprimento de casco e pesar 80 kg, vivendo em média 100 anos.
As tartarugas marinhas atingem a fase adulta e começam a se reproduzir a partir de 25 a 30 anos de idade. Elas são fiéis à praia de nascimento, ou seja, elas retornam para desovar na mesma praia onde nasceram. Quando estão na temporada reprodutiva cada fêmea pode desovar até 6 vezes (6 ninhos), num intervalo de 15 dias entre cada desova, nesses dias ela não se alimentam. O intervalo entre as temporadas reprodutivas é de 2 a 3 anos
Da Redação (com assessoria)

Comentários