Coreia do Norte mantém complexo industrial binacional fechado


xército norte-coreano afirma já ter aval para ataque nuclear aos EUA. Retórica do regime de Kim Jong-un faz tensão crescer na península.

Soldado sul-coreano monta guarda nesta quinta-feira (4) em estrada que leva ao complexo de Kaesong (Crédito: (Foto: AFP))
A Coreia do Norte manteve fechado nesta quinta-feira (4), pelo segundo dia consecutivo, o complexo industrial binacional de Kaesong, a 10 quilômetros da fronteira com a Coreia do Sul, em meio à crescente tensão militar na Península Coreana, que opõe o fechado regime de Pyongyang a Coreia do Sul e EUA.
Pelo menos 40 veículos aguardavam para cruzar a fronteira em direção a Kaesong, no lado norte-coreano, quando o serviço de alto-falante anunciou que deveriam retroceder.
No total, 526 sul-coreanos e 421 veículos aguardavam nesta quinta para tentar entrar na Coreia do Norte, informou o ministério da Unificação em Seul.
Na quarta (3), a Coreia do Norte proibiu o acesso de trabalhadores sul-coreanos ao complexo, aberto em 2004 e que simboliza a cooperação intercoreana, além de ser uma fonte essencial de divisas para a Coreia do Norte.
A Coreia do Norte não informou durante quanto tempo manterá o bloqueio, mas precisou que os centenas de sul-coreanos que permanecem em Kaesong estão livres para retornar ao Sul.
A agência sul-coreana Yonhap chegou a anunciar um prazo de 10 dias imposto pela Coreia do Norte para que dirigentes e empregados sul-coreanos abandonassem o complexo de Kaesong, mas a notícia foi desmentida pelo ministério sul-coreano da Unificação.
"A informação é equivocada. As autoridades norte-coreanas pediram apenas a várias empresas de Kaesong que apresentem lista de trabalhadores cujo regresso à Coreia do Sul está previsto para antes de 10 de abril", disse o porta-voz do ministério em Seul.
Em Kaesong trabalham mais de 50 mil norte-coreanos, a maioria para pequenas empresas sul-coreanas que atuam na área manufatureira produzindo roupas, calçados, relógios, utensílios de cozinha, entre outros.
O parque industrial, que conta com pesados investimentos sul-coreanos, até o momento se mantinha em atividade, à margem da crescente crise na península coreana.
Aval para ataque nuclear
A Coreia do Norte intensificou sua retórica agressiva nesta quinta ao advertir que seu Exército recebeu a autorização final para lançar um ataque contra os Estados Unidos, com a possibilidade do uso de armas nucleares.
O Exército advertiu que "o momento de uma explosão (da situação) se aproxima rapidamente" e que uma guerra na península coreana pode eclodir "hoje ou amanhã".
"Os EUA fariam bem em refletir sobre a grave situação atual", acrescentou, considerando que o voo de bombardeiros B-52 e B-2 americanos sobre a Coreia do Sul são a origem do agravamento da crise.
Em uma rápida reação, a Casa Branca exigiu que a Coreia do Norte pare de fazer ameaças. "A Coreia do Norte deve parar com suas provocações e se concentrar em respeitar suas obrigações internacionais", disse a porta-voz do Conselho Nacional de Segurança, Caitlin Hayden.
G1 Mundo

Comentários