E AGORA, LUIZ COUTO?


aulo Santos
A direção nacional do Partido dos Trabalhadores deveria ser destituída por ser desinformada e incompetente. Isso é o que se pode recomendar depois de ouvir a direção municipal do PT de João Pessoa a respeito do manifesto assinado por várias figuras carimbadas do partido em nível nacional. Até o lúgubre José Dirceu, aquele do “mensalão”, deu o ar da sua graça no documento.
Mas o abaixo-assinado da direção nacional do PT deixou em maus lençóis, mesmo, o deputado federal Luiz Couto. O documento da cúpula provoca um verdadeiro tsunami nas teses defendida s por Luiz Couto para justificar a acoplagem com o esquema político do governador Ricardo Coutinho e do prefeito Luciano Agra.
Há uma grande mobilização do contingente petista chapa branca para estender a convivência até a campanha da pré-candidata do PSB, Estelizabel Bezerra, mas esbarrou na pretensão do deputado estadual Luciano Cartaxo em resgatar para o PT as bandeiras que já foram desfraldadas por Chico Lopes, Avenzoar Arruda e o próprio Luiz Couto.
Não foi uma atitude de bom alvitre, como diriam os antigos, a tentativa de desqualificação dos membros da direção nacional que assinaram o manifesto feita pela Executiva Municipal do PT. Ficou evidente que o único razoavelmente informado é o deputado-padre Couto.
É inequívoca a tendência de rejuvenescimento da democracia interna do PT a cada eleição. Faz parte da própria lógica petista estimular o contraditório e esse sentido deve ser preservado. O problema é quando esse senso de preservação começa a resvalar para a desqualificação dos próprios companheiros que querem exercer o direito de opinar.
AFAGO AO AMIGO EUDES TOSCANO
Quando fui assumir a presidência da Rádio Tabajara no ano santo de 1987 convidei o amigo Eudes Toscano para ocupar a diretoria Administrativo-Financeira. Ele estava prestes a se aposentar na empresa do Grupo Klabin em Bayeux e declinou do convite. Mas ainda ajudou-me naquela missão sendo chefe da equipe de esportes. Anos depois, já com meu portal PSonlinebr.com Eudes manteve durante muito tempo um blog com o título do seu livro – “Na boca do gol”. Não gasto elogios à toa, mas sobre Eudes só posso dizer que se trata de um grande caráter e de um amigo que merece todo o respeito.
MULTAS NO TRÂNSITO
Quem nunca cometeu um pecado no trânsito, um errinho sequer, que atire a primeira pedra. Inclusive o prefeito Luciano Agra.
NADJA DESENGAVETA DIPLOMA
Minha amiga Nadja Palitot, advogada brilhante e política por vocação, finalmente vai tirar o diploma de jornalista da gaveta. Quem viver, ouvirá.

Comentários