RADAR POLÍTICO 365


MP PEDE NULIDADE DO CONTRATO COM CRUZ VERMELHA



O procurador-chefe do Trabalho na Paraíba, Eduardo Varandas, pediu a nulidade da prorrogação do contrato de gestão do Hospital de Trauma firmado pelo governo do Estado com a Cruz Vermelha Brasileira por “vício insanável de ilegalidade”. A prorrogação foi feita fora do prazo sendo, portanto, nula de direito. “Na verdade, houve um novo contrato”, disse Varandas durante audiência na 5ª Vara do Trabalho de João Pessoa.
Na ação declaratória incidental, o procurador explica que o contrato de gestão, que terminaria no dia 2 de janeiro deste ano, foi prorrogado em data em que, na verdade, ele já estava extinto, em 4 de janeiro. O termo aditivo que dispôs sobre a prorrogação teve o reconhecimento de firmas das assinaturas ali apostas. O Estado da Paraíba confessou que a publicação foi feita no dia 4 de janeiro, embora não tenha sido localizada no Diário Oficial.
“Constitui regra básica tanto na esfera privada como, principalmente, no âmbito do direito administrativo, que não se pode prorrogar contrato inexistente. Seria o mesmo que querer prolongar a vida de quem já está sepultado. Pretensão, pois, materialmente impossível”, comentou o procurador.
Segundo Varandas, o novo contrato – e não uma mera prorrogação – foi feito ao arrepio da lei, desprovido das formalidades legais aplicadas a qualquer espécie de contrato com a administração pública, inclusive na forma de gestão pactuada. “Ignorar essa grave situação ora denunciada, além de premiar a ilicitude, configura-se manifesto desapego ao princípio republicano da publicidade”, enfatizou.
Do Blog com JP Online

Comentários

Mais Vistas do Blog

Corpo com as mãos amarradas é encontrado às margens do Rio Paraíba, na grande João Pessoa

Presidente da Câmara de Caaporã rebate fake news e ironiza: “Investigado pelo MP não sou eu”

Homem é executado a tiros em oficina mecaânica onde trabalhava em João Pessoa

Falta de atualização no Portal da Transparência de Goiana levanta questionamentos sobre acesso à informação

FILHO DE EX-VEREADOR FOI EXECUTADO A TIROS EM FLORES, NO SERTÃO DO PAJEÚ.

Branco Mendes celebra mais uma conquista do seu mandato para recuperar a PB-008 até a PB-044, beneficiando todo o Litoral Sul