RADAR POLÍTICO 365



[senador Lindbergh Farias (PT-RJ)]
Em pronunciamento nesta terça-feira (4), o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que o Senado precisa debater e assegurar o pacto federativo, como forma de pôr um fim ao desequilíbrio existente na arrecadação dos estados.
- É algo absurdo que está acontecendo. Até hoje não foi reorganizado o problema fiscal dos estados. Os estados estão à míngua - afirmou o senador, acrescentando que a federação tem que estar expressa na união de todos os estados.
Lindbergh Farias disse que o desequilíbrio federativo vem sendo reforçado com a "concentração gigantesca" de recursos nas mãos da União, em detrimento de estados e municípios.
Petróleo
Em relação aos royalties do petróleo, Lindbergh Farias defendeu uma aliança com os estados produtores. O senador disse ainda que espera o retorno da presidente Dilma Rousseff de sua viagem à Europa para que ela possa liderar essa discussão. No dia 26 deste mês, o Senado deverá votar o veto presidencial à Emenda Ibsen, que divide osroyalties do petróleo entre os estados brasileiros de acordo com os critérios do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios.
Lindbergh Farias disse que "não é correto achar que o Rio está nadando em dinheiro". Ele afirmou que o estado tem muitos desafios a enfrentar que dependem de recursos financeiros, como a luta pela pacificação da favelas; a contratação de mais policiais; e a organização da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016.
Da Redação / Agência Senado

Comentários

Mais Vistas do Blog

Klabin encerra operação de máquina em Goiana e demite 21 funcionários

ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL ENTRE ALHANDRA E CAAPORÃ

YouTuber conhecido por atacar presidente das Assembleias de Deus na Paraíba é condenado por difamação

Ex-secretário é preso em operação contra fraude de licitação no Litoral Sul da Paraíba

Operação da PM apreende mais de mil comprimidos alucinógenos na zona sul de João Pessoa

OPERAÇÃO SAFIRA: Polícia Civil apreende mais de R$ 2 milhões em mercadorias falsificadas