Heron Cid



João Pessoa, 04/02/2011 - 08h53

Heron Cid

Reencontro


O ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) já recebeu muitas notícias ruins na sua caminhada obstinada pela assunção ao Senado da República. Mas a última e talvez a pior delas veio ontem com a designação do novo relator do recurso extra-ordinário em tramitação no Supremo Tribunal Federal.

Se não bastasse ter perdido o voto quase certo do ex-relator Celso de Mello, que se averbou suspeito, Cássio teve o azar do sorteio para escolha do novo relator ter recaído sobre o implacável ministro Joaquim Barbosa, o mesmo que ficou frustrado por não julgar o ex-governador Ronaldo Cunha Lima pelo atentado do Gulliver.

Este mesmo Joaquim Barbosa chegou a bater boca na Corte do Tribunal Superior Eleitoral no caso da cassação do ex-governador tucano. Ele discordou frontalmente da liminar que manteve Cássio por mais alguns dias no Governo da Paraíba até a apreciação dos embargos declaratórios.

Na ocasião, todos lembram, Joaquim Barbosa chegou a propor a continuidade do julgamento, entendendo que o recurso não provocaria reversão da sentença. O ministro argumentava que já estava na hora de encerrar o caso e prestar contas à sociedade, uma vez que “justiça sem credibilidade não é nada”.

É possível lembrar de Joaquim visivelmente transtornado diante da proposta do ministro Arnaldo Versiani, que sugeriu realização de novas eleições no lugar da posse do segundo colocado. Barbosa classificou a proposição de absurda. Na sessão tensa, Versiani reclamou da “descortesia” do colega.

Os mais otimistas podem alegar que as demandas pretéritas não têm potencial para influenciar o presente. Podem dizer que um ministro da suprema corte de Justiça do país não se deixará levar por ressentimentos pessoais. Mas no vocabulário de Joaquim Barbosa, o termo rigor deixou de ser apenas uma palavra e virou princípio. Principalmente nos casos que lhe tiram do sério.

A mensagem do governador - Depois de tantas notícias amargas, o governador Ricardo Coutinho adoçou o noticiário ao projetar a inauguração de obras nos próximos 100 dias. Anunciou o aumento de 40 mil vagas na rede estadual de ensino e o crescimento de 33% das vagas nas creches. Prometeu mudanças conceituais em diversos setores da Administração Estadual.

A mensagem de Agra - Já o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, anunciou para os próximos dois anos continuidade de obras do Programa de Ações Integradas, construção de 12 mil casas, previsão de investimentos de 29,95% na Educação e 15,83% na Saúde.

Novidades - Entre os novos projetos da Prefeitura de João Pessoa, estão a instalação de mais um restaurante e cinco cozinhas populares, Lavanderia Popular, Agência de Pequenos Negócios e a realização do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável.

Unidade - Ao lado de Ricardo em inauguração de uma faculdade privada ontem, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), voltou a defender a união dos governadores do Nordeste.

Fatura - O vereador Sérgio da Sac revelou ontem qual é senha para ele e Felipe Leitão aderirem à bancada governista: uma secretaria para o PRP. Luciano Agra já respondeu ao pleito: não dá.

Na oposição - O vereador Tavinho Santos (PTB) decidiu que o melhor para o seu projeto é manter-se na Oposição. “Toda unanimidade é burra. Buscarei mostrar os pontos negativos da Administração”.

Pra completar - O líder do Governo Agra, Bruno Farias (PPS), revelou à coluna que não está descartada a incorporação dos vereadores tucanos Marcus Vinicius e Luiz Flávio ao grupo governista.

Final da novela - A vereadora Eliza Virgínia oficializa sua saída do PPS hoje no TRE e reflete sobre novo partido. A depender da experiência recente do pai, pensará duas vezes antes de optar pelo PMDB.

Liderança - Após rejeitar uma secretaria, o deputado Lindolfo Pires (DEM) admitiu aceitar convite para a liderança do Governo. Na Assembléia, o governador Ricardo Coutinho evitou o assunto.

Alinhamento - O ex-deputado Dunga Júnior revelou deflagração de diálogo entre os petebistas aliados a Ricardo Coutinho e as direções estadual e nacional do PTB para aliança com o novo Governo.

Critério de Manoel - O deputado federal Manoel Júnior (PMDB) defendeu ontem a distribuição dos cargos da Paraíba para os partidos com representação na Câmara. Por esse critério, o PSB ficaria fora.

Cidadania - O governador assina hoje Decreto que concede passe livre em passagens intermunicipais aos portadores de câncer. A feliz iniciativa foi do ex-deputado Quinto de Santa Rita.

Contraponto - Conforme a coluna antecipou, o governador sacou números para contrapor a sensação de insegurança. Noticiou 352 prisões, incluindo a gangue da dinamite, e apreensão de 162 armas.

Entre aspas - “Aqui é até bom, mas nossa casa é sempre melhor”. Do deputado Ruy Carneiro (PSDB) no retorno de Brasília para João Pessoa

Reprodução do Correio da Paraíba
 

Comentários

Mais Vistas do Blog

Duplo homicídio em Goiana

Duplo Homicídio em Engenho de Timbaúba: Funcionários de Usina Encontrados Mortos com Tiros

Homem é @ss@ss1n@d0 a Tiros em Itambé, Mata Norte de Pernambuco

Homens suspeitos de tráfico de drogas morrem em confronto com a polícia em Goiana

Eduardo Batista agradece ao povo de Goiana e reafirma compromisso com a cidade

Suspeitos de envolvimento com homicídio e tráfico de drogas são presos no Litoral Sul do Estado