João Azevêdo lança segunda edição do Paraíba World Beach Games, com 70 dias de evento e novas modalidades no esporte de praia
Ogovernador João Azevêdo lançou, nesta segunda-feira (11), no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, a segunda edição do Paraíba World Beach Games. O evento irá reunir 10.500 atletas de 14 modalidades em uma grande arena que será montada na praia de Tambaú, entre os dias 1° de setembro e 9 de novembro. A iniciativa irá impulsionar diversos setores da economia da Capital paraibana e trará importantes competições, dentre elas o Circuito Brasileiro e Mundial de Vôlei de Praia, Circuito Mundial de Handebol de Praia, Campeonato Nacional de Beach Soccer e Jogos Universitários Brasileiro de Praia. A estimativa da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) é de que mais de 1.800 empregos sejam gerados no período.
Na solenidade de lançamento do Paraíba World Beach Games, o chefe do Executivo estadual ressaltou a consolidação do Paraíba Beach Games no calendário esportivo do Estado. “A Paraíba viverá, mais uma vez, um período voltado para o esporte e que tem um impacto muito grande na economia, beneficiando o trade turístico, os bares, taxistas, entre outros setores. O Governo do Estado vai investir aproximadamente R$ 15 milhões e teremos um grande retorno, com a geração de emprego e renda. Tenho certeza de que faremos um grande evento. No ano passado foi um grande sucesso e agora voltamos com uma força ainda maior”, frisou.
O gestor aproveitou para lembrar que ainda este mês assinará a ordem de licitação para a construção da Vila Paralímpica. “Essa é mais uma iniciativa da nossa gestão para fortalecer as políticas públicas de inclusão, com a formação de paratletas não só da Paraíba, mas do Nordeste porque compreendemos que fazer gestão pública é cuidar das pessoas”, acrescentou.
O vice-governador Lucas Ribeiro celebrou mais um grande evento assegurado pela gestão estadual. “Nós estamos tratando não apenas de uma competição de 70 dias, mas colocando a Paraíba no topo do esporte de praia, assegurando a geração de emprego, estímulo à economia e à prática esportiva. Nós sabemos que investir no esporte tem reflexo direto na saúde e, por isso, o governo tem feito diversas ações nesse sentido e convidamos a todos para participar dessa grande ação”, declarou.
O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lindolfo Pires, destacou a expansão dos campeonatos com a participação de atletas de outros países. “Esse é um evento que veio para permanecer no calendário. O governador cumpre a sua disponibilidade de fazer o maior evento de praia do Brasil que será um momento ímpar para o esporte da Paraíba, onde João Pessoa se consolida como a Capital mundial dos esportes de praia”, falou.
O gestor do Paraíba World Beach Games, Wellington Esteves, evidenciou os atrativos da Paraíba para garantir a realização do evento. “A Paraíba não é só a terra onde o sol nasce primeiro, mas todos os atletas do Brasil sonham em jogar aqui porque é um Estado que engrandece o esporte e a natureza. Nós vamos ter cinco eventos internacionais e esperamos que os brasileiros façam a festa dentro de casa e que seja uma celebração muito bonita”, disse.
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, enalteceu o crescimento das competições. “O Paraíba World Beach Games do ano passado já foi grande e este ano está sendo maior e melhor, gerando oportunidades e melhoria de qualidade de vida das pessoas. Para nós é motivo de alegria participar desse momento especial de João Pessoa, que fortalece a rede hoteleira, colocando mais uma vez a Paraíba em destaque em níveis nacional e internacional”, sustentou.
A atleta da Seleção Brasileira de Futebol de Areia, Carolina Militão, agradeceu ao governador João Azevêdo por acreditar no esporte e nos atletas que levam a bandeira da Paraíba para o mundo. “Eu sou paraibana e estou muito feliz com a realização do Paraíba World Beach Games, vai ser uma oportunidade para muitos atletas daqui, que se inspiram em atletas nacionais e internacionais, além de dar uma visibilidade extraordinária para a nossa cidade”, celebrou.
A solenidade foi prestigiada pelos deputados estaduais Branco Mendes, Eduardo Carneiro, João Gonçalves e Luciano Cartaxo; pelo vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; vereadores de João Pessoa; além de auxiliares da gestão estadual dentre eles Wilson Filho (secretário de Educação), Rosália Lucas (secretária do Turismo e Desenvolvimento Econômico), Harlem Vilarim (secretário executivo de Esporte e Lazer), Pedro Matias (secretário executivo da Juventude), Delano Tavares (secretário executivo de Turismo) e Fabrício Feitosa (secretário executivo do Empreender).
Paraíba World Beach Games - Com transmissão ao vivo pela internet e televisão e uma estimativa de 8,2 milhões de visualizações nas redes sociais e de público de 190 mil pessoas na Praia de Tambaú, serão realizadas durante 70 dias competições nas modalidades de basquete, vôlei de praia, natação no mar, frescobol, beach tennis, handebol de praia, futebol de areia, badminton, wrestling, polo aquático, futevôlei, futmesa, skate e surfe.
Dentre as principais disputas estão os Jogos Universitários Brasileiros de Praia (1º a 7 de setembro), Campeonato Brasileiro de Vôlei (10 a 21 de setembro), Mundial de Basquete Master (24 a 28 de setembro), 1º Campeonato Brasileiro de Air Badminton (29 de setembro a 1º de outubro), Beach Soccer e Frescobol Nacional (2 a 5 de outubro), Futevôlei (8 a 12 de outubro), Rei e Rainha do Mar (12 de outubro), Beach Wrestling na Arena (16 a 18 de outubro), Jogos de Verão da OAB (17 e 18 de outubro), Aquarace (15 a 19 de outubro), Open de Polo (25 e 26 de outubro), Beach Tênis (20 a 26 de outubro) e Global Tour 30 de outubro a 9 de novembro).
Além disso, estudantes da rede estadual de ensino terão a oportunidade de conhecer os atletas durante as competições. Para isso, será montado o espaço ‘De cara com o ídolo’ na grande arena que será montada nas areias da praia de Tambaú.
Comentários
Postar um comentário