RADAR POLÍTICO 365


DER inicia demolição de ponte entre Alhandra e Caaporã devido a risco de desabamento e instalará passagem provisória para tráfego de veículos

 

O Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) iniciou, neste sábado (19), a primeira etapa das obras emergenciais na ponte sobre o rio Papocas, localizada na PB-034, entre os municípios de Alhandra e o distrito de Cupissura, em Caaporã. A intervenção ocorre após laudo técnico apontar risco iminente de desabamento da estrutura, que foi interditada desde fevereiro, por causa das fortes chuvas que danificaram a estrutura. 

Durante o início dos trabalhos, houve um princípio de tumulto com parte da população local, que tentou impedir a atuação das equipes. Muitos moradores estavam receosos com a interdição completa da via, mas, diante do alto risco de colapso, os técnicos reforçaram que a demolição era indispensável para evitar uma tragédia e garantir a segurança de todos. Após diálogo, os ânimos foram controlados e os trabalhos seguiram normalmente.

Nesta fase inicial, a equipe de Operações do DER realiza a demolição da ponte e a implantação de tubos no local, o que permitirá o restabelecimento do tráfego para todos os tipos de veículos em até 15 dias. A medida visa evitar maiores prejuízos à população e ao setor produtivo, já que a ponte tem papel estratégico na mobilidade regional e no escoamento da produção agrícola e industrial, especialmente do transporte canavieiro.

O engenheiro responsável pelos trabalhos é o Dr. Orlando Soares, Diretor de Operações do DER. Após a conclusão da travessia provisória, será iniciada a construção de uma nova ponte, com melhorias no traçado e capacidade adequada para suportar o tráfego pesado da região.

O início das obras foi autorizado pela SUDEMA na última quinta-feira (17) e os trabalhos foram iniciados neste sábado, por respeito à Sexta-feira da Paixão.

A ação faz parte do plano emergencial do Governo da Paraíba, que decretou estado de emergência na ponte por 180 dias, com base em laudo elaborado pela Gerência de Obras e Manutenção do DER. O documento destacou o comprometimento da estrutura de 15 metros, a tecnologia ultrapassada da construção e os impactos socioeconômicos da interdição prolongada.

Portal do litoral 

Comentários

Mais Vistas do Blog

Homem morre após ser esmagado por trator em Pitimbu

Caaporã: Veja quem são as vitimas e estado de saúde do acidente

Em novo áudio vazado, prefeito de Caaporã Chico Nazário dispara ataques contra vereadores e usa termo homofóbico

Relatório da PF confirma que não houve provas contra deputados; Branco Mendes desabafa: “Não tem dor maior do que pagar uma conta que não deve”

Polícia prende suspeito de aplicar golpe da falsa taxa de entrega em João Pessoa

CPI dos Combustíveis visita Procons estadual e municipal e garante rigor nas investigações em João Pessoa