RADAR POLÍTICO 365


No governo Lula, custos de estatais explodem e lucro desaba

 

Diário do Poder

Após quatro anos consecutivos de redução no excessivo número de funcionários, as empresas estatais do governo federal voltaram a inchar e onerar a folha no governo Lula (PT). Além de diversos benefícios, aposentadorias e planos de saúde especiais, os empregados de estatais estão fora do teto salarial do funcionalismo.

Em 2023, foram R$130,2 bilhões gastos com pessoal, segundo o Relatório Agregado de Empresas Estatais Federais. Em 2022, esse custo foi bem menor: R$115,8 bilhões.

Se a farra no valor da folha salarial aumentou exponencialmente, caíram em 2023 o lucro das estatais (-28%) e seu faturamento (-5,2%).

O número de funcionários de estatais federais caiu de 476,2 mil em 2019, para 434 mil em 2022. Em 2023 voltou a subir, para 436,3 mil.

Os R$130,2 bilhões torrados com salários e benefícios nas estatais é o maior valor desde 2020, mesmo corrigido pela inflação.

Cerca de 82% de todos os funcionários de estão em cinco estatais: Banco do Brasil, Caixa, Correios, Petrobras e uma certa Ebserh.

Comentários

Mais Vistas do Blog

Polícia Civil deflagra operação contra organização criminosa em Goiana e cumpre mandados de prisão

Caaporã: Ação de segurança contra homem com deficiência gera forte repercussão e cobrança por responsabilização

Jovem de 19 anos é encontrado morto em Pitimbu após desaparecer; Polícia Civil investiga o caso

Tático do 27º BPM apreende três adolescentes com armas, drogas e munições em Tejucupapo, distrito de Goiana

Aliança: Mulher identificada após ser encontrada sem vida em Caueiras

Polícia Militar prende suspeito armado após invasão de residência e ameaças em Caaporã