RADAR POLÍTICO 365


Data Magna é comemorada em Goiana

 


No dia 29 de Agosto, foi comemorado pela primeira vez a Data Magna de Goiana, que foi instituída pela Lei N° 2.539 de 25 de agosto de 2022 de autoria do vereador e presidente da Câmara Municipal, Eduardo Batista (UB).

Trata-se de um grande marco de nossa história, que exalta o papel protagonista de Goiana nos movimentos revolucionários de 1821, que foi pensado e organizado pelos liberais constitucionalistas e remanescentes da Revolução Pernambucana e Republicana de 1817, e que envolveu várias vilas que hoje são cidades que fazem parte da Zona da Mata e da Região Metropolitana. Entre elas encontra-se Goiana, Importante vila, Goiana teve a sua participação no Movimento Revolucionário de 1821.

Naquela data, tropas e políticos liberais descidos dos engenhos da zona oeste do município de Goiana e de outras vilas e povoações entraram na então egrégia vila de Goiana, e proclamaram adesão as bases da Constituição Portuguesa, juradas pelo Dom João VI. Elegeu-se um Governo Provincial provisório, constitucional, que teve como sede a Casa de Câmara e Cadeia que ficou, naquele momento, sendo o Palácio do Governo Provisório de Pernambuco, composto em sua maioria por goianenses, dentre eles, o vereador e advogado Francisco de Paula Gomes dos Santos, que posteriormente foi eleito presidente do governo provisório.

Em seguida, as tropas liberais partiram de Goiana e cercaram a vila do Recife, obrigando o governador de Pernambuco, General Luiz do Rego Barreto, a assinar o Tratado da Convenção de Beberibe, em 5 de outubro daquele ano, pelo qual haveria eleição para uma Junta Provisória e Constitucional, eleita na capital, Olinda, composta de civis pernambucanos, e consequentemente a expulsão do governador de volta para Portugal.

Em virtude de tais fatos, a Câmara Municipal de Goiana, em reconhecimento à bravura de nossos antepassados, decidiu pela criação da Data Magna de Goiana, na qual comemoramos pela primeira vez.

Parabéns, Goiana! Aqui se iniciou a Independência do Brasil.

Fonte: Ascom da Câmara Municipal de Goiana.

Comentários

Mais Vistas do Blog

Mulher trans natural de Goiana é morta em Santa Catarina ao tentar defender amiga

Homem é assassinado no distrito de Carne de Vaca em Goiana

Homem é encontrado morto na praia de Ponta de Pedras, em Goiana

Morre aos 34 anos o vereador Atos Santino, vice-presidente da Câmara de Caaporã

GOIANA CELEBRA 315 ANOS DO ESTABELECIMENTO DA CÂMARA E DA VILA DE GOYANNA NESTA QUARTA (07)

Curiosidade: Paulo Sá assume mandato pela segunda vez após mortes de vereadores titulares em Caaporã