Apac sofre apagão e não emite alerta nenhum sobre temporal na Região Metropolitana

 

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), não foi eficaz para alertar os moradores sobre o temporal que atingiu toda Região Metropolitana do Recife (RMR), na madrugada desta sexta-feira (16). A agência não emitiu nenhum alerta com antecedência que é necessária nesses casos.

O primeiro alerta, nas redes sociais, foi dado, por volta da zero hora, quando todos já sentiam as fortes chuvas. Além disso, foi um alerta amarelo, que indica apenas “Observação”.

O segundo alerta da Apac, publicado nas redes sociais, só foi emitido uma hora depois, com a indicação de elevação do nível de aviso para laranja: “O nível do aviso foi elevado porque há ainda muita instabilidade sobre o oceano que deve adentrar ao continente nas regiões abaixo, passando de aviso de observação para o de Atenção”.

Os internautas teceram muitas críticas porque houve demora para a emissão dos comunicados. “Para que serve a Apac? 12 anos depois, vem avisar!”, escreveu um leitor na postagem da instituição. “Apac deveria ganhar prêmio de avisos óbvios: depois que tá chovendo muito e muito, ela avisa: está chovendo muito, atenção! Isso só pode ser piada!”, completou outra pessoa indignada.

A última atualização da Agência foi às 9h11, e indica que ventos moderados, com um tempo “nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva, de forma isolada, ao longo do dia, com intensidade fraca a moderada”.

Comentários