RADAR POLÍTICO 365


PREFEITURA DE GOIANA BATE META DE COMBATE A DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

No município de Goiana existem ao todo 67 agentes de combate a endemias, mas 44 deles trabalham diretamente na luta contra a dengue, zika e chikungunya. São três equipes atuando na sede e outras duas nos distritos. "É um trabalho muito importante para o combate dessas doenças. Para que possa dar resultado, a população precisa também fazer a sua parte e permitir a entrada dos agentes em suas casas", disse o aposentado Arlindo Damião, morador de Goiana.


O Ministério da Saúde determina que 80% dos imóveis registrados no município sejam inspecionados. Goiana bateu essa meta e chegou em 82,83%. Esse é um dos motivos que o município, de acordo com o Ministério, está com risco baixo de proliferação do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. Além disso o Ministério determina que o trabalho de inspeção seja realizado em ciclos (cada ciclo dura dois meses). "É por isso que estamos sempre com nossas equipes nas ruas para manter a situação sob controle em nosso município", afirmou Gleyce Manuely, coordenadora da Vigilância Ambiental de Goiana.


Para auxiliar as equipes, é realizado em Goiana o LIRAa (Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti). O LIRAa é uma forma de identificar as áreas da cidade com maior ocorrência de focos do mosquito e os seus criadouros. Outra medida também utilizada é o Ponto Estratégico com o objetivo de identificar os imóveis, que pela suas características, propicia a criação e dispersão ativa e passiva do mosquito Aedes aegypti. "O trabalho realizado pelos agentes de combate a endemias do nosso município é muito bem feito", declarou a aposentada Célia Gusmão, moradora de Goiana.


Apesar desse reconhecimento, a supervisora municipal de uma das equipes de agentes de combate a endemias, Maria Ivonete, relata os maiores problemas enfrentados pelos profissionais. "Encontramos muitas casas fechadas, como as de veranistas e alguns moradores muitas vezes não permitem nossa entrada no recinto".


Para o combate a dengue, zika e  chikungunya, a prefeitura de Goiana disponibiliza rede de proteção para recipientes que armazenem água e o Ministério da Saúde oferece o larvicida que dura 60 dias, o tempo certo entre as inspeções necessárias em cada ciclo.


Um dos agentes de combate a endemias de Goiana, Lucas Trajano, reafirma a importância das constantes visitas. "Nosso trabalho é de conscientização e sempre conversamos com as pessoas sobre como se prevenir e o que elas devem fazer para combater o Aedes aegypti".

 

A agente de combate a endemias, Viviane Joaquim, conta sobre o procedimento feito por ela nessas visitas. "Procuro saber se na casa tem recipientes com água e lembro que os vasos vazios devem estar emborcados. Pergunto se na residência existe alguém com sintomas da dengue, zika e chikungunya como febre alta, mal-estar, falta de apetite, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas pelo corpo e dor de cabeça", disse.


Caso algum morador apresente algum desses sintomas deve imediatamente procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou hospital mais próximo de sua residência.

Comentários

Mais Vistas do Blog

PREFEITO MARCÍLIO RÉGIO ANUNCIA NOVA LIDERANÇA DO GOVERNO NA CÂMARA

Polícia Civil cumpre mandado e prende condenado por roubo em Goiana

PREFEITURA DE GOIANA DIVULGA EDITAL PARA SELEÇÃO DE FAMÍLIAS DO RESIDENCIAL GOIANA

HOMICÍDIO É REGISTRADO NO BAIRRO SEM TERRA, EM GOIANA

POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO DE PRISÃO CONTRA CONDENADO A 14 ANOS DE RECLUSÃO EM GOIANA

JOVEM GUIANDO MOTO DE ALTA CILINDRADAS FICOU FERIDO AO REALIZAR MANOBRA PERIGOSA NA REGIÃO CENTRAL DE AGRESTINA