VEREADORES ENTREGAM MEDALHA JOSÉ PINTO DE ABREU PARA CARMELO FOTO FOFOCA

 

A Câmara Municipal de Goiana realizou uma justa homenagem para o maior fotógrafo da história da cidade. No dia 11 de maio, durante Sessão Solene, foi entregue ao senhor Carmelo Antônio de Oliveira, conhecido popularmente como Carmelo Foto Fofoca, a Medalha José Pinto de Abreu, maior honraria do Poder Legislativo Municipal.

Estiveram presentes na solenidade os vereadores Eduardo Batista, Ramon Aranha, Ana Diamante, Pedro Henrique, Renato Sandré e Carlos Viégas Júnior, o prefeito de Goiana, Eduardo Honório, o vice-prefeito Fernando Veloso, o ex-prefeito Henrique Fenelon, o pároco do Município, Padre José Edson, e os ex-vereadores Del do Bode e Olga Sena.

A entrega da Medalha para Carmelo Foto Fofoca foi uma propositura feita pelo ex-vereador Del do Bode, através do Projeto de Decreto Legislativo Nº 030/2018, ainda durante a Legislatura passada. Devido as restrições sanitárias, durante a pandemia da Covid-19, foi necessário adiar a cerimônia.

Carmelo foi funcionário público, o primeiro fotógrafo da Prefeitura, e dedicou a sua vida para realizar os grandes registros políticos, sociais e culturais do município nos últimos 50 anos. Ele sempre foi um profissional de vanguarda e o primeiro a investir em um laboratório de revelação em cores, produzir monóculos, plastificação em cores e impressão em bolas de festa, camisa, caneca, broche, chaveiro e outros brindes. Carmelo foi, também, um pioneiro nas filmagens profissionais em VHS, em Goiana.

O presidente da Câmara, Eduardo Batista, destacou o brilhantismo profissional do homenageado. “A Medalha José Pinto de Abreu é a maior homenagem que a Câmara Municipal de Goiana pode prestar a um filho de Goiana, em virtude de seus serviços prestados em benefício do município, do estado ou da nação. Hoje, nosso homenageado é o senhor Carmelo Antônio de Oliveira, popularmente conhecido como Carmelo do Foto Fofoca e por mais crítico que seja, ninguém pode negar o mérito de Carmelo, pelo bem-estar de Goiana. Profissionalmente, Carmelo teve e tem, ainda, uma atuação brilhante como fotográfico não somente em Goiana, assim como em toda nossa região e até no sertão pernambucano. Como atleta, brilhou em vários clubes deste município, na difícil posição de goleiro, apesar de não ser alto. Confessamos nossa alegria em participar deste momento e parabenizamos ao autor do Proieto de Decreto Legislativo Nº 030/2018, o vereador Del do Bode, o qual gerou a presente homenagem, assim como aos demais vereadores que compuseram a legislatura passada”, disse.

Carmelo se mostrou extremamente emocionado com a homenagem feita pelos vereadores de Goiana. “Digo a vocês, essa Medalha aqui vale muito para mim. Essa Medalha tem três coisas, sinceridade, honestidade e amor a Goiana. E, com esse coraçãozinho aqui, abraço todo mundo que veio para a minha festa. Pronto!”, disse.

Além do carinho e admiração de toda a cidade, o homenageado também possui o mais rico acervo dos acontecimentos históricos de Goiana dos últimos 50 anos. E, muitos discursos durante a solenidade destacaram a necessidade do município investir e preservar tão importantes registros históricos.

ASCAM

Comentários