Homenagem: PB-034 recebe nome do Tabelião Velton Braga, grande benfeitor do Litoral Sul

 


O governador João Azevêdo entregou neste sábado (12), as obras de restauração e alargamento da PB-034, estrada que liga os municípios de Alhandra e Caaporã à BR-101. O momento também foi de homenagem, a rodovia foi nomeada de Tabelião Velton Braga, um grande benfeitor do Litoral Sul da Paraíba.

Francisco Velton Braga, foi um tabelião e registrador da Comarca de Alhandra com circunscrição imobiliária nas cidades de Alhandra, Conde, Caaporã e Pitimbu. Antes disso, ele atuava na sua terra natal, na cidade de Conceição, Vale do Piancó, onde era também tabelião. Porém, no ano de 1986 ele foi destinado pelo então governador, Wilson Braga, para região do Litoral Sul, ficando à frente da serventia até o ano de 2005, quando faleceu.

Velton Braga até hoje é reconhecido como um homem que ajudou muita gente e foi muito importante para política de Alhandra, tendo como seu principal companheiro de luta, Ataíde Mendes Pedrosa, o deputado “BRANCO”, que trabalhou junto com ele por mais de 10 anos. Seu filho, o também tabelião Victor Hugo Braga, herdou do pai o dom de dialogar e o amor pelo povo de Alhandra, onde reside até hoje.

O tabelião Velton Braga teve presença marcante em toda vida política de Wilson Braga, desde de deputado estadual, deputado federal, governador e prefeito de João Pessoa. Ele recebeu títulos de Cidadão das Câmaras Municipais dos quatros municípios em que atuava no tabelionato, em reconhecimento à sua presença nas articulações políticas e solidariedade com os moradores.

“Eu só tenho que agradecer ao amigo Branco Mendes e ao governador João Azevêdo por essa grande homenagem para o meu saudoso pai, um homem que sempre foi amigo de todos e que amava Alhandra como sua terra, mesmo nunca esquecendo de onde veio, da querida Conceição de Piancó. Estou muito feliz por poder transitar nesta estrada que passo todos os dias e ver o nome de um grande homem sendo homenageado”, disse o filho Victor Braga.

Branco Mendes recordou que foi Velton Braga quem o trouxe para Alhandra há mais de 30 anos e lhe deu oportunidade de ser quem é hoje.

“Um grande homem que ajudava muita gente e eu sou uma dessas pessoas ajudadas por Velton Braga e fiz questão de conquistar essa homenagem para ele, para Victor Braga e para sua viúva, Dona Socorro. Onde ele estiver, está feliz por ter seu nome na cidade que o acolheu e o abraçou como a um filho”, disse o deputado Branco Mendes, autor da homenagem.

Portal do Litoral PB 

Comentários