RADAR POLÍTICO 365


Quase 80 cidades de Pernambuco já cancelaram o Carnaval

 https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-original/2009/02/22/papa3556.jpg

A quantidade de municípios que cancelaram ou suspenderam o Carnaval de Rua em Pernambuco cresce a cada dia. Araçoiaba foi o último a anunciar o cancelamento da festa. Com a medida, metade dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) já optou por não promover os festejos, previstos entre 26 de fevereiro, o Sábado de Zé Pereira, e 1º de março, a Terça-feira Gorda. São 78 no estado.

Os argumentos empregados pela gestão municipal foram o avanço do surto da gripe provocado pelo Influenza H3N2 e da variante Ômicron do novo coronavírus. Ambos levam à correria e superlotação das unidades de saúde, motivo que levaram à suspensão das atividades carnavalescas no Recife, sem anúncio de data para a realização da festa, e ao cancelamento em Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Ao anunciar o cancelamento, o prefeito de Araçoiaba, Jogli Uchoa, afirmou que a Prefeitura dará apoio financeiro aos grupos culturais da cidade, via a criação de uma espécie de auxílio emergencial temporário. “Nossa cultura não pode ser esquecida, mas em primeiro lugar, devemos preservar a nossa saúde”, afirmou Jogli Uchoa.

Um levantamento da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), com informações obtidas até 20 de dezembro, aponta que 69 prefeituras haviam decidido não realizar o Carnaval de Rua de 2022. A lista aumentou. Além dos municípios listados pela Amupe, outros nove divulgaram a decisão de cancelar ou suspender os festejos, incluindo as dos três maiores carnavais do estado, Recife, Olinda e Bezerros.

De todos os municípios, Carpina, na Mata Norte, foi o primeiro a cancelar a folia. O prefeito Manuel Botafogo comunicou a medida, que incluía a não realização da Festa de Reis. “Eu estou até me antecipando, avisando a vocês que 2022 não tem carnaval em Carpina. Não tem bloco de qualidade nenhuma”, reforçou ontem Botafogo, que assina decreto sobre o assunto nesta semana.

Privados

A maioria dos prefeitos pernambucanos aguarda o pronunciamento do governo do estado, quanto às regras sanitárias, para decidir sobre a realização de eventos privados durante o Carnaval. E o governador Paulo Câmara participa nesta segunda-feira, às 14h30, de uma reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, na qual possíveis medidas restritivas serão discutidas e, posteriormente anunciadas, o que atenderia apelo dos municípios.

Pernambuco Notícias 

Comentários

Mais Vistas do Blog

GUARDA MUNICIPAL PRENDEU MARGINAL QUE MATOU JOVEM PARA ROUBAR NA PRAÇA DO ROSÁRIO NA REGIÃO CENTRAL DE CARUARU.

MÉDICO WELLINGTON MARTINS FOI PRESO DENTRO DE AGÊNCIA BANCÁRIA NO CENTRO DE CARUARU.

Adolescente é morto a tiros enquanto caminhava em via pública em Goiana

Esquema de agiotagem é desarticuldado pela Polícia Militar no Sertão do Estado

ATLETA DE GOIANA SE DESTACA NO SUL-AMERICANO DE JIU-JITSU DA IBJJF EM BARUERI

Homem em regime semiaberto é assassinado a tiros em Alhandra