Morre a desembargadora Helena Caúla

 


Pernambuco perdeu hoje a desembargadora Helena Caúla, 81 anos, a primeira mulher a ocupar o mais alto cargo do judiciário na história do estado. Antes de sua nomeação pelo então governador Jarbas Vasconcelos - o que foi comemorado por todas nós que estávamos na equipe governamental - Helena se destacou pelo pioneirismo em sua carreira profissional em vários outros cargos. Aposentada, ela morreu de câncer sem ver mais mulheres chegarem ao ponto em que chegou. 


O TJ de Pernambuco tem 54 desembargadores atualmente é só um é mulher. O machismo dos pares que escolhem a lista tríplice continua a desafiar o avanço iniciado por Caúla. Que sua morte inspire mudanças. 


Por Terezinha Nunes, ex-deputada


Uma mulher forte, generosa, dedicada e comprometida. Assim era Helena Caúla Reis, primeira mulher desembargadora do TJPE. Pernambuco perde uma mulher conhecida por uma trajetória profissional pioneira, referência para todas, ocupando espaços dominados por homens. Temos muito a agradecer pelo seu trabalho e luta. Meus sentimentos à família e amigos.


Raquel Lyra - presidente do PSDB Pernambuco e prefeita de Caruaru

Comentários