Pular para o conteúdo principal

IHAGGO EM MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS LEVA GOIANA PARA ALÉM DAS SUAS FRONTEIRAS



Nesta Quarta-feira, 27/10/2021, o Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana - IHAGGO teve a oportunidade de mais uma vez levar, para além das fronteiras de Goiana e apresentar para Pernambuco a significante história da criação da Junta Governativa de Goiana gerada da força motriz que foi a  presença decisiva de Felippe Menna Callado da Fonseca e Manoel Clemente Cavalcanti de Albuquerque, remanescentes da Revolução Pernambucana Republicana de 1817,   organizando o Movimento Revolucionário de 1821 nos engenhos, povoados e vilas da Mata Norte  de Pernambuco, há 200 anos atrás, com a participação de Nazaré da Mata, Limoeiro e Paudalho.  

Deste movimento resultou a criação de uma Junta Constitucionalista, Provisória e Governativa em Goiana, presidida pelo vereador goianense Francisco de Paula Gomes dos Santos,  a qual governou a Província de Pernambuco, por 56 dias, segundo o professor historiador Ph D Josemir Camilo de Melo que contará minuciosamente esta história em livro brevemente publicado pela CEPE (Cia. Editora de Pernambuco.


Este movimento ainda teve a adesão de Igarassu, Vitória de Santo Antão, Jaboatão dos Guararapes, Sirinhaém, Cabo de Santo Agostinho e Olinda. 

Tudo isto foi contado numa  missa. 

A MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS na Igreja de N. S. da Conceição dos Militares celebrada   pelo Monsenhor Limacêdo Antônio da Silva,  bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE) foi uma iniciativa do Rotary Club de Jaboatão dos Guararapes para comemorar a passagem  dos seus 50 anos, unido a Comissão Arquidiocesana de Intervenção das Irmandades da Igreja de N. S. da Conceição dos Militares que está comemorando  199 anos e associando a SECULT, representada pelo Secretário de Cultura de Estado o Dr. Gilberto Freyre Neto, e instituições como o 14° BIMtz , ASARESFA , Associação de Veículos Militares, a Prefeitura de  Jaboatão, Moreno, a Câmara de Vereadores de Goiana e diversos Institutos Históricos para prestigiarem o evento  dos 200 anos da Convenção de Beberibe. 

 Foi  um evento de grande beleza e homenagem à memória de todos que lutaram em 1821 para expulsar o déspota Luiz do Rego e dar o pioneirismo da autonomia a Pernambuco, onze meses antes da Independência do Brasil. Teve como um dos maiores entusiastas o fundador do Rotary e IHJ  o senhor Jackson Vieira de Melo.  


O IHAGGO  foi procurado pelo membro efetivo  Flávio Torres, do Clube Rotary, coordenador do evento, para contar a História da Junta de Goiana, oportunizando a fala a Harlan A. Gadelha Filho, nosso presidente e presidente da Comissão Estadual Organizadora e Executiva das Comemorações do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana e da Convenção de Beberibe formada pelos três Institutos (IAHGP/IHAGGO/IHO) o qual  relatou, vale ressaltar,  com brilhantismo ao público presente os fatos que precederam a chamada Convenção de Beberibe,  acordo que aconteceu naquela localidade por estar a Junta de Goiana ali sediada onde, inclusive, recebeu uma comissão pacificadora paraibana. 

Venho, portanto, aplaudir mais uma vez a nossa Instituição sesquicentenária que vem cumprindo os seus objetivos estatutários com galhardia e deixando para a posteridade os registros das histórias municipais que não são contadas nos livros didáticos  e  não são citadas nos inúmeros discursos  que escutamos. 


Às vésperas das comemorações, em 1822, do bicentenário da Independência do Brasil, momento que em todos os recantos do país se estuda, se analisa e se prepara para celebrar o momento que foi lançada a semente da história nacional, que se plantou a sua história Constitucional, que nasceu a cidadania  e se discute o conceito de independência na visão de hoje, temos que aplaudir, de pé, os três institutos IAHGP, IHAGGO, IHO, defensores vorazes na luta para que a nossa História, a História de PERNAMBUCO, a História do Nordeste se torne conhecida e respeitada dentro da História Nacional. 

Hoje tanto se fala no Ciclo das Independências, e nós precisamos nos levantar, gritar e divulgar que fomos nós em Pernambuco, mais precisamente na Zona da Mata de Pernambuco, com o Manifesto aos Liberais Pernambucanos, em 1821,  do Felippe Mena Callado da Fonseca e Manoel Clemente Cavalcanti de Albuquerque quando disseram “ AVANTE PERNAMBUCANOS, O MUNDO NOS OBSERVA :  MARCHEMOS ENTOANDO O SAGRADO NOME DA PÁTRIA DOS BRAVOS “ e de mãos dadas com a Junta Governativa de Goiana, criada em em 29/08/2021, presidida pelo nosso varão goianense Francisco de Paula Gomes dos Santos, que demos o primeiro grito de Independência. 


Que nos perdoe D. Pedro I. 


Nós goianenses orgulhamo-nos da nossa história e de termos uma instituição que vem  zelando pela história local, de Pernambuco e do Brasil. 


AVANTE IHAGGO ! 

SALVE, FRANCISCO DE PAULA GOMES DOS SANTOS. 

SALVE, JUNTA GOVERNATIVA DE GOIANA ! 

SALVE, CONVENÇÃO DE BEBERIBE ! 

SALVE,  PERNAMBUCO ! 

SALVE, CICLO DAS INDEPENDÊNCIAS  QUE NOS POSSIBILITA MOSTRAR O NOSSO GRITO ! 


✍🏻 Solange Guimarães Valadares de Sousa

II Vice Presidente do IHAGGO

Secretária da Comissão Organizadora e Executiva do Bicentenário da Junta Governativa de Goiana e da Convenção de Beberibe que reúne os institutos : IAHGP/ IHAGGO/IHO.

Comentários

BLOG NO YOUTUBE

Visualizações

Arquivo

Mostrar mais

Mais Notícias

Homem é assassinado a tiros em via pública, na Paraíba

  Um foi assassinado a tiros de arama de fogo em uma via pública, na manhã chuvosa deste sábado (2), no bairro Costa e Silva, em João Pessoa. Conforme a Polícia Militar informou ao Notícia Paraíba, a vítima foi atingida por cerca de três disparos e teve óbito confirmado por uma equipe do serviço de Atendimento móvel de Urgência (SAMU). O local foi isolado para perícia e diligências estão sendo feitas na região em busca de suspeitos. Até então, nenhum foi localizado e a motivação do crime também é desconhecida. Fonte: Notícia Paraíba

Homem é perseguido e executado com cerca de dez tiros em Alhandra

  A polícia trabalha com a hipótese de “acerto de contas”, para explicar o assassinado de um homem identificado por Flavio Leonardo da Silva 39 anos. Ele foi morto a tiros no final da manhã desta terça-feira (28), no município de Alhandra, Litoral Sul do Estado. De acordo com a polícia, Flavio Leonardo da Silva, estava em um local conhecido por “Beco da caixa d’água”, quando surpreendido por dois homens. Sem que houvesse qualquer discussão aparente, os desconhecidos sacaram as armas e passaram atirar no vítima. Flávio Leonardo ainda conseguiu correr, mas foi perseguido e executado com cerca de dez disparos. Durante as investigações, a polícia descobriu que a vítima tinha já tinha sido presa por importunação sexual. Portal do Litoral PB

Goiana palco de abertura da 33° Copa do Interior

  Durante o final de semana, Goiana está sendo palco para a programação de abertura da 33° Copa do Interior.  No sábado (02), às 15h, os alunos da escolinha de futebol do município receberam a visita dos campeões mundiais, no Estádio Municipal Agamenon Magalhães. Já na parte da noite, foi realizada a cerimônia de abertura do campeonato com as participações das delegações e dos convidados, no SESC Ler Goiana.  Neste domingo (03), a programação segue com a FanFest, a partir das 10h, no Sesc Ler e às 13h, haverá a abertura dos portões do estádio do Sesc Ler e desfile das agremiações. A partida entre Goiana x Timbaúba terá início às 15h.  Secom 

Polícia prende 04 indivíduo sendo 02 menores com drogas no distrito de Tejucupapo em Goiana

  Policiais do GATI da 3ªCIPM efetuaram prisão de quatro indivíduos sendo dois menores de idade em Tejucupapo na cidade de Goiana Mata Norte de Pernambuco nesta Quarta-feira(30), com ele foram apreendidos 56 Bigs de Maconha e R$ 26,00 reais em espécie.  Os acusados foram encaminhados para a delegacia de plantão de Goiana para serem tomadas as medidas cabíveis. 🔰  GATI 3ªCIPM

CRM-PB fiscaliza Hospital Municipal de Alhandra

O  Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) fiscalizou o Hospital Municipal Alfredo de Almeida Ferreira, em Alhandra, a 45 km de João Pessoa, no dia 10 de junho. Na ocasião, foram constatadas irregularidades como: falta de algumas medicações de urgência, de solução fisiológica, de seringas de 10ml e de outros insumos que comprometem a assistência médica; infiltração e mofo na sala de classificação de risco e na sala vermelha; falta de mesa ginecológica e equipamentos para assistência ao parto; o hospital continua sem disponibilizar exames de radiografia e não há garantia de realização em rede referenciada. Além disso, o CRM-PB constatou que há pacientes em regime de internação nos leitos de observação do pronto-atendimento pela indisponibilidade de leitos hospitalares no próprio hospital ou na rede. Há diversos registros em prontuários médicos solicitando vagas de leitos hospitalares e serviços especializados. O relatório do CRM-PB foi entregue ao gestor municipal pa

Festa de São Pedro em Cupissura resgata tradição

  E pra fechar com chave de ouro nossas festas juninas Cupissura no São Pedro foi sucesso total!! Agradecemos a toda população que curtiu a  festa em paz. Ano que vem tem mais!!

TCE recomenda aprovação das contas do prefeito de Goiana

  A Segunda Câmara emitiu parecer prévio, em sessão realizada no último dia 16, recomendando à Câmara Municipal de Goiana a aprovação com ressalvas das contas do prefeito da cidade, Eduardo Honório Carneiro, relativas ao exercício de 2020. Sob relatoria da conselheira Teresa Duere, o processo (TC nº 21100400-5) trata de uma análise de Prestação de Contas de Governo. De acordo com o relatório de auditoria, todos os valores e limites constitucionais e legais foram cumpridos pela gestão. As ressalvas contidas na decisão, no entanto, dizem respeito a irregularidades consideradas leves, verificadas pela equipe técnica do TCE. Uma margem de erro de 93,1% na estimativa das receitas de capital, por exemplo, “denota a necessidade de aperfeiçoamento da metodologia utilizada no cálculo, que deve se basear em elementos racionais e objetivos, além de considerar os critérios elencados na Lei de Responsabilidade Fiscal”, diz o voto da relatora. Segundo ela, também “há deficiências na elaboração do cr

Na ACTBRASIL Eduardo Honório recebe prêmio Prefeito amigo da criança

Obrigado pela homenagem e reconhecimento da actbrasil2022. Faz parte da nossa missão acolher nossas crianças e adolescentes. É muito importante poder contar com o trabalho realizado pelo Conselho Tutelar do nosso município para garantir essa proteção. Escreveu o prefeito Eduardo Honório em sua rede social 

Homem é perseguido e executado com mais de dez tiros na cidade de Alhandra

  A polícia trabalha com a hipótese de “acerto de contas”, para explicar o assassinado de um homem identificado por Flavio Leonardo da Silva 39 anos. Ele foi morto a tiros na tarde desta terça-feira (28), no bairro Caixa D’água, município de Alhandra, Litoral Sul do Estado. De acordo com a polícia, Flavio Leonardo, estava em um local conhecido por “Beco da caixa d’água”, quando foi surpreendido por dois homens. Sem que houvesse qualquer discussão aparente, os desconhecidos sacaram as armas e passaram atirar na vítima que conseguiu correu, pulou o muro de uma residência já ferido, mas foi perseguido e executado com cerca de dez disparos. De acordo com o perito, foram identificados dois calibres de pistolas, sendo uma rara que é a 45 e outra 380. Durante as investigações, a polícia descobriu que a vítima tinha sido presa por importunação sexual e pequenos roubos.  Fonte: Portal do Litoral 

Efraim prestigia o São João de Caaporã, Campina, Patos, Santa Luzia, Bananeiras e outras grandes festas da Paraíba

  Considerada a melhor época do ano, o mês de junho é marcado pelas festividades juninas que afloram a cultura paraibana. A tradição está na gastronomia, nas músicas, na forma de vestir e na decoração de ruas, estabelecimentos e casas. Dessa forma, mais do que nunca, o projeto #PéNaEstrada do deputado federal Efraim Filho (União Brasil) estava a todo vapor, mais do que apenas viajando pelo interior, mas prestigiando as comemorações ao lado de aliados políticos, visitando o São João de vários municípios. Em clima de retomada, a cultura das festas juninas, tão rica no estado, traz as pessoas de volta às ruas e, consequentemente, aquece a economia das cidades, do litoral ao interior. “É uma honra participar de tantos festejos! Temos, sim, a perspectiva de arrecadação, bem como do aumento do fluxo turístico dentro do próprio Estado. São milhares de pessoas se divertindo e movimentando a economia de cada lugar, gerando emprego e renda”, pontua. Além da notável comemoração de uma tradição qu