Reunião entre classe artística de Goiana e vereadores firmam parceria a favor da cultura

 Fazedores de cultura de Goiana e vereadores se reúnem para firmar processos mostrando a prefeitura a necessidade de ações no setor cultural, como a realização de um novo edital de auxílio financeiro que contemple toda a classe artística.

Reunião dos fazedores de cultura e vereadores de Goiana
Imagem: Ramon Aranha

Por Elthon Taurino

Nesta última terça (28), no Espaço Verde em Goiana-PE, foi realizada uma reunião da classe artística goianense com os vereadores da casa José Pinto de Abreu.

O encontro proposto pelo músico Junior Canibal teve com principal pauta o edital lançando pela prefeitura municipal de Goiana para auxílio financeiro ao setor cultural, onde foi deixado de fora vários fazedores de cultura, incluindo nomes consolidados da nossa cidade. Além do que, não foi determinado pela gestão municipal o prazo de recebimento do benefício para os inscritos que foram contemplados.

A ideia proposta aos vereadores presentes é que se faça um novo edital para que beneficie os artistas não contemplados e que também não se inscreveram no último edital, devido a problemas com a burocracia exigida para participação do mesmo. A proposta se mostra pertinente, visto que não foi utilizado todo o recurso financeiro destinado ao último edital, mas não mexe com os contemplados que receberão seu auxílio financeiro normalmente.

Imagem: Elthon Taurino

Os vereadores se mostraram totalmente favoráveis a proposta e colocaram o setor jurídico da câmara municipal de Goiana à disposição para que possa pressionar a prefeitura a realizar essa ação o mais rápido possível, e assim poder contemplar todo o setor cultural que tem direito ao benefício.

Na ocasião, esteve presente o presidente da câmara Eduardo Batista, além dos vereadores Alexandre Carvalho, Ana de Marcílio, Bruno Salsa, Carlinhos Viegas, Ramon Aranha, Edson da Farmácia, Ibson Gouveia, Cid do Caranguejo e Renato Sandre. Totalizando 2/3 da câmara municipal de Goiana.

Na parte da classe artística, houve uma boa presença de fazedores de cultura de Goiana de vários setores, como música, cultura popular, entre outros. Todos tiveram a oportunidade de expressar o seu descontentamento com o trabalho feito pela prefeitura no setor cultural, exigindo mais profissionalismo e empatia dos funcionários que estão na pasta atualmente.

Por fim, houve um entendimento entre ambas as partes que mais reuniões como essa devem existir, visto que ações desse tipo não são comuns de acontecer em Goiana. Mostrando que só com ações diferentes é possível tirar a cultura de Goiana do ostracismo e dar o palco que ela merece.  

Imagem: Elthon Taurino

Comentários