Goiana passa o Cabo de Santo Agostinho em arrecadação de ICMS. Cabo agora é a 5a economia do Estado.

 

Foto: Lot. Lindo Amor em Goiana

Goiana é um Município localizado no extremo norte da Região Metropolitana do Recife, fazendo divisa com a Região Metropolitana de João Pessoa. Está situado no litoral, a 62 km do Recife, 51 km da capital paraibana e 2 187 km de Brasília. Sua população estimada em 2019 era de 79 758 habitantes e a sede municipal se situa a treze metros de altitude.

Seu centro histórico foi declarado Patrimônio Histórico Nacional no ano de 1938. No ano de 2007 o município foi classificado pelo IBGE como um centro de zona A, pela sua influência sobre os municípios vizinhos, principalmente da sua microrregião e do Litoral Sul Paraibano. Ele também possui o ponto continental mais oriental de seu estado, a Ponta do Funil, uma espécie de cabo, no distrito litorâneo de Ponta de Pedras.

O município de Goiana é dividido em três distritos, Sede, Ponta de Pedras e Tejucopapo.

Hoje, Goiana, destaca-se pelas indústrias automobilística e farmacoquímico e pela cultura da cana-de-açúcar. Durante a época colonial foi sede da Capitania de Itamaracá por duas vezes, e por muito tempo foi a segunda cidade mais importante do estado de Pernambuco.

Com o boom de Desenvolvimento com a vinda da Fiat e da Hemobrás Goiana volta a ser um dos mais promissores Municípios economicamente falando.

Segundo o Portal da Transparência do Estado de Pernambuco Goiana já ultrapassou o Cabo de Santo Agostinho em arrecadação de ICMS.


Pela ordem, as maiores arrecadações são Recife, Jaboatao, Ipojuca, Goiana e Cabo de Santo Agostinho. O Cabo que já foi a terceira maior arrecadação já encntra-se no quinto lugar.

Porém, mesmo com toda essa riqueza, as melhorias não chegam a população. O Cabo de Santo Agostinho vive mergulhado em pobreza e violência. É o segundo Município mais violento do Brasil.

Goiana, mesmo com um território e uma população menor que o Distrito Cabense Ponte dos Carvalhos, não tem refletido em ações a grande riqueza que arrecada. A Cidade é mal administrada e a população reclama a ausência de obras estruturadoras e, até mesmo pequenas obras não existem.

A administração do Prefeito Eduardo Honorio(PSL) é um desastre. Goiana é um Município fácil de administrar,.pois é pequeno e Rico, que na mão de um bom gestor seria destaque em Pernambuco.

O Município possui 15 Vereadores compondo uma Câmara Municipal, que recebe um duodécimo mensal de fazer inveja a mais de 100 Municípios do Estado de Pernambuco. Não conseguir administrar bem um Município com todos esses adjetivos é ostentar um grande e opulento Certificado de Incompetência.

Porém, mesmo com tamanha riqueza, há que se questionar o que é feito com os recursos dessa rica pobre cidade pernambucana.

Comentários

Mais Vistas do Blog

Vereador de Goiana sofre acidente

ACIDENTE NA PE-75 EM GOIANA

Acidente Fatal na PE-062: Vítima Morre Após Colisão Frontal em Goiana

Tribunal de Contas recomenda realização de concurso público na prefeitura de Goiana

Polícia em Caaporã prende foragidos pela justiça

Ministério Público aponta irregularidades, pede afastamento de temporários e contratação imediata de aprovados em Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Alhandra; confira documento