Goiana passa o Cabo de Santo Agostinho em arrecadação de ICMS. Cabo agora é a 5a economia do Estado.

 

Foto: Lot. Lindo Amor em Goiana

Goiana é um Município localizado no extremo norte da Região Metropolitana do Recife, fazendo divisa com a Região Metropolitana de João Pessoa. Está situado no litoral, a 62 km do Recife, 51 km da capital paraibana e 2 187 km de Brasília. Sua população estimada em 2019 era de 79 758 habitantes e a sede municipal se situa a treze metros de altitude.

Seu centro histórico foi declarado Patrimônio Histórico Nacional no ano de 1938. No ano de 2007 o município foi classificado pelo IBGE como um centro de zona A, pela sua influência sobre os municípios vizinhos, principalmente da sua microrregião e do Litoral Sul Paraibano. Ele também possui o ponto continental mais oriental de seu estado, a Ponta do Funil, uma espécie de cabo, no distrito litorâneo de Ponta de Pedras.

O município de Goiana é dividido em três distritos, Sede, Ponta de Pedras e Tejucopapo.

Hoje, Goiana, destaca-se pelas indústrias automobilística e farmacoquímico e pela cultura da cana-de-açúcar. Durante a época colonial foi sede da Capitania de Itamaracá por duas vezes, e por muito tempo foi a segunda cidade mais importante do estado de Pernambuco.

Com o boom de Desenvolvimento com a vinda da Fiat e da Hemobrás Goiana volta a ser um dos mais promissores Municípios economicamente falando.

Segundo o Portal da Transparência do Estado de Pernambuco Goiana já ultrapassou o Cabo de Santo Agostinho em arrecadação de ICMS.


Pela ordem, as maiores arrecadações são Recife, Jaboatao, Ipojuca, Goiana e Cabo de Santo Agostinho. O Cabo que já foi a terceira maior arrecadação já encntra-se no quinto lugar.

Porém, mesmo com toda essa riqueza, as melhorias não chegam a população. O Cabo de Santo Agostinho vive mergulhado em pobreza e violência. É o segundo Município mais violento do Brasil.

Goiana, mesmo com um território e uma população menor que o Distrito Cabense Ponte dos Carvalhos, não tem refletido em ações a grande riqueza que arrecada. A Cidade é mal administrada e a população reclama a ausência de obras estruturadoras e, até mesmo pequenas obras não existem.

A administração do Prefeito Eduardo Honorio(PSL) é um desastre. Goiana é um Município fácil de administrar,.pois é pequeno e Rico, que na mão de um bom gestor seria destaque em Pernambuco.

O Município possui 15 Vereadores compondo uma Câmara Municipal, que recebe um duodécimo mensal de fazer inveja a mais de 100 Municípios do Estado de Pernambuco. Não conseguir administrar bem um Município com todos esses adjetivos é ostentar um grande e opulento Certificado de Incompetência.

Porém, mesmo com tamanha riqueza, há que se questionar o que é feito com os recursos dessa rica pobre cidade pernambucana.

Comentários