Prefeitura de Alhandra disponibiliza teste do pezinho no Posto de Saúde, no bairro Nova Alhandra

 

O atendimento da triagem neonatal, conhecido como teste do pezinho, iniciou nesta quinta-feira(06), no Posto de Saúde no bairro Nova Alhandra. Com o exame é possível diagnosticar uma série de doenças, antes mesmo de aparecerem os primeiros sintomas. O teste é realizado toda quinta-feira, das 8h às 10h da manhã. Para o atendimento, a mãe deverá levar o seu próprio documento de identidade, o cartão SUS da criança ou o registro de nascimento. 

 

“A partir de agora estaremos oferecendo mais um serviço ao nosso povo que tanto cuidamos, com carinho, dignidade e respeito. Em nosso município é possível realizar o teste do pezinho. Mais uma conquista que nos faz sorrir e fazer o bem por este município, por nossa terra”, afirmou o prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues. 

 

O secretário municipal de Saúde, Harvey Carvalho, falou do início deste serviço. “A partir desta quinta-feira estará funcionando a sala do teste do pezinho, no Posto de Saúde, no bairro Nova Alhandra, na cidade de Alhandra, mais um serviço que estaremos oferecendo à população. Estamos dando o primeiro passo para ampliar esse serviço que no futuro estaremos levando para todos os Postos de Saúde. Desta forma, as puérperas poderão realizar o teste aqui em nossa cidade, não necessitando ir a João Pessoa, facilitando o acesso”, afirmou Harvey. Futuramente o serviço estará disponível na localidade de Mata Redonda. 

 

O primeiro paciente foi o pequeno, Rhavy Gael Nascimento, a mãe da criança, Mayra Nascimento, agradeceu por ter esse serviço mais perto de casa. “Estou muito feliz por ter esse teste agora na minha cidade” , declarou Mayra. 

 

A coordenadora de Atenção Básica, Gianne de Oliveira, fala da importância do teste. “Por meio do teste, doenças raras, de origem genética, podem ser detectadas facilitando o tratamento precoce e trazendo mais qualidade de vida aos pacientes e suas famílias”, disse Gianne de Oliveira.

 

A realização do teste torna possível o tratamento de diversas doenças como: hipotireoidismo congênito; fenilcetonúria; anemia falciforme; fibrose cística (conhecida como mucoviscidose); hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. 

 

Para que o exame tenha maior efetividade, o Ministério da Saúde recomenda que a coleta seja feita na primeira semana de vida do bebê, preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia de vida devido às especificidades das doenças diagnosticadas atualmente.

 

fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alhandra

06/05/2021

Comentários