Rede Globo exibe filme sobre a Revolução Pernambucana de 1817



Da Redação do Blog – O documentário “A Noiva da Revolução” da cineasta Tizuka Yamasaki vai ser exibido hoje à noite pela Rede Globo de Televisão.

Ele foi produzido pelo jornalista, e hoje, vice-prefeito de Goiana, Fernando Veloso, quando comandava a TV Escola em parceria com o MEC.

O Blog conversou rapidamente com ele sobre o filme que vai ao ar hoje após o Altas Horas às 00h45.

 

Blog: Fernando, como foi a ideia de resgatar um período de nossa história que poucos fora do nosso estado conhecem?

Fernando Veloso: Na TV Escola nós montamos uma excelente equipe para dar uma nova dinâmica na programação educativa. Uma nova programação foi montada com produções que tiveram grande repercussão, entre esses “A noiva da Revolução” que é a primeira obra cinematográfica sobre a nossa Data Magna.

 

Blog: Você também é um educador. O que você acha que falta para que possamos estimular em todo o país trabalhos como esse?

 

Fernando Veloso: Obras com essa abordagem histórica e educativa devem ser estimuladas. Goiana tem um extraordinário acervo histórico e nós temos todo apoio do Prefeito Eduardo Honório para impulsionarmos a Educação e a Cultura.

Blog do Ricardo Antunes

 

Blog: A Prefeitura tem alguma ideia de fazer o mesmo com a famosa batalha de Tejucopapo?

 

Fernando Veloso: A batalha das Heroínas de Tejucopapo merece ser filmada. Já existe um documentário, dirigido pelo jornalista Marcilio Brandão, iniciativa que apoiei a produção. Mas podemos e devemos fazer uma nova produção porque é extremamente relevante.

Comentários