RADAR POLÍTICO 365


Prefeitura de Caaporã fecha lixão e avança em sustentabilidade e saúde pública

 

Uma das ações mais importantes do prefeito Kiko Monteiro (DEM) aconteceu nesta quinta-feira (28), com o fechamento do lixão municipal.

A cidade de Caaporã passará a ter melhores condições ambientais de saúde pública, novas e alternativas de sustento para os catadores que sobrevivem da renda do lixo e a recuperação da área degradada pelo acúmulo dos resíduos. Tudo isso vai se tornar realidade com o fim do lixão.

A Prefeitura realizou o fechamento do lixão, seguindo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo Prefeito no Ministério Público. Agora o lixo terá destinação final para o aterro sanitário metropolitano, em transporte direto para a região.

“Sabemos bem de todos os malefícios que os lixões a céu aberto podem trazer tanto para a saúde quanto para o meio ambiente através da contaminação do solo e da água, que ocasiona várias doenças. A limpeza urbana vem atuando fortemente, cuidando da população, e o fechamento do lixão de Caaporã é um ato histórico de nossa gestão que terá impacto direto na qualidade de vida dos nossos munícipes”, acrescenta o prefeito.

Com o encerramento das atividades, Caaporã  se compromete a recuperar as áreas degradadas e viabilizar a criação de cooperativas recicláveis para alcançar as pessoas que trabalhavam no antigo lixão.

Projeto Fim dos Lixões

O acordo de não-persecução penal e o Termo de Ajustamento da Conduta (TAC), integram o projeto ‘Fim dos Lixões’, idealizado pela Procuradoria-Geral de Justiça, pela Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e Improbidade (Ccrimp) e Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente. O projeto tem o apoio do Ministério Público Federal, da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e Ibama.

Comentários

Mais Vistas do Blog

YouTuber conhecido por atacar presidente das Assembleias de Deus na Paraíba é condenado por difamação

Barraca é destruída por incêndio no Largo do Alvorada, em Goiana-PE

Homem é morto a facadas após discussão com a esposa em Goiana

Prefeito Marcílio Régio visita obra do novo campo de Flexeiras, que será entregue em 2026

Caaporã adere ao programa Saúde Redes em Brasília

Construção da ponte entre Alhandra e Caaporã avança após solicitação do deputado Branco Mendes