Pular para o conteúdo principal

Candidaturas laranjas: partidos são investigados em pelo menos dez municípios do Ceará

O Ministério Público do Ceará (MPCE) investiga, em pelo menos dez municípios cearenses, a possibilidade de candidaturas laranjas na disputa municipal de novembro deste ano. Esse número, no entanto, tende a ser bem maior, visto que há, no Estado, 109 zonas eleitorais, e os promotores atuam de forma independente nas investigações.

Os casos giram em torno da fraude de candidaturas femininas para atingir o percentual mínimo por gênero estabelecido pela legislação eleitoral, que é de 30% para homem ou para mulher.

Os partidos investigados no Ceará ainda não foram revelados pelo MPCE. Os promotores, no entanto, adiantam que abriram investigação nos municípios de Granja, Martinópole, Russas, Ocara, Jaguaribe, Nova Russas, Ararendá, Missão Velha, Mauriti e Baturité.

Criada para equilibrar a participação feminina em disputas proporcionais, a nova legislação eleitoral, através da Lei das Eleições, que também trata das cotas de gênero, é frequentemente desrespeitada, e já há ações nesse sentido desde as Eleições de 2018.

Em 2020, novas investigações foram abertas, e podem culminar em cassação. Na prática, há a proporcionalidade dos 30% e funciona assim: se um partido pretende lançar dez candidatos à disputa proporcional - ou seja, no âmbito Legislativo -, obrigatoriamente é preciso de, no mínimo, três mulheres e sete homens. Com isso, o financiamento dessas candidaturas também deve ser proporcional.

O promotor de Justiça Emmanuel Girão, coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel) do Ministério Público do Ceará (MPCE), afirma que ainda não há nenhum caso julgado no Ceará. Os processos estão em andamento e poderão ser apresentados pelos promotores até o próximo dia 7 de janeiro, quando haverá a volta do recesso de fim de ano.

Zero voto

Com objetivo de identificar possíveis ilícitos, o Ministério Público utiliza, inclusive, as redes sociais para pesquisar como se deu a conduta de possíveis candidaturas que, na prática, não existiam.

Um dos exemplos, de acordo com o MP, teria ocorrido no município de Granja. De acordo como a denúncia apresentada à Justiça, 19 candidaturas poderão ser cassadas por suposta fraude identificada quando analisada a campanha de candidatas.

Em uma das suspeitas, a promotoria aponta que o marido de uma candidata, nas redes sociais, estaria pedindo e divulgando fotos ao lado de um outro postulante à Câmara Municipal, que na prática seria concorrente de sua esposa. Nesse caso específico, a candidatura não obteve nenhum voto.

"Não restou dúvida ao MP de que o partido impugnado levou a dita candidata a registro apenas para cumprir formalmente a condição indispensável à sua participação nas eleições proporcionais, qual seja, a formação da sua lista de candidatos ao Legislativo com, pelo menos, 30% de mulheres", enfatiza o promotor Victor Borges Pinho.

"Os partidos preferem lançar mulheres que na verdade não são candidatas. Elas não fazem campanha, não têm material impresso e nem sequer pedem votos nas redes sociais", diz o promotor.

Na prática, as candidaturas chamadas "laranjas" existem apenas para cumprir a cota mínima de mulheres, o que caracteriza fraude. Em diversos casos, não há sequer movimentação financeira nas contas apresentadas pelos partidos, nem confecção dos santinhos com o número das candidatas.

A punição para esse tipo de conduta é a cassação de todos os candidatos eleitos em uma legislatura através do partido que cometeu a fraude. Para Girão, o fim das coligações em eleições proporcionais facilita esse processo de sanção.

Protagonismo

Esse é um problema primeiramente cultural, em que o machismo ainda é muito presente nas tratativas e nas decisões sociais, e também estrutural, no qual a política partidária ainda é resistente ao protagonismo feminino.

Essa é a tese que sustenta a cientista política Monalisa Torres. Ela diz ainda que os "partidos reclamam que a 'mulher não se interessa pela política, mas isso indica muito mais a resistência dos partidos (...) A fraude acaba sendo mais um indicativo da resistência da inclusão das mulheres na política", completa.

Quatro anos atrás, em 2016, cerca de 18,6% das candidaturas femininas cearenses foram consideradas fictícias, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ou seja, 792 candidatas, de um total de 4.239 mulheres que disputaram a eleição municipal, não receberam o próprio voto nas urnas.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disponibilizados através da plataforma DivulgaCand, o Ceará, em 2020, teve apenas 34,3% de candidatas mulheres às Câmaras. O número de postulantes do sexo masculino é de 65,6%.

Os números do TSE corroboram com o que observa o cientista político Cleyton Monte. Para ele, "a participação feminina (na política) é deficitária. Houve um aumento no número de mulheres em 2020, mas ainda muito aquém. O espaço da política ainda é muito masculino e machista, misógino e excludente. A mulher entra (em regra) como coadjuvante, como apêndice de filho ou marido", explana.

Bancada

Há, no entanto, uma tendência para que, no futuro, um passo a mais seja dado para evitar brechas às possibilidades de novas candidaturas laranjas. Isso porque, como explica Emanuel Girão, um entendimento prevê que, nas próximas eleições, as cotas sejam reservadas para as vagas dos parlamentos, e não apenas para as candidaturas. Nesse sentido, vagas para as mulheres nas cadeiras dos parlamentos estariam garantidas.

Monalisa Torres concorda com a tendência, mas salienta que "o problema é que, quando se olha o perfil do parlamento, se vê que há muita resistência por alterar essas regras", já que a maioria dos representantes que toma esse tipo de decisão é do sexo masculino.

A atual bancada cearense na Câmara dos Deputados, por exemplo, é composta por 21 deputados e apenas uma deputada. As representações no Senado são todas masculinas. Mesmo com as recentes substituições por licenciamento e renúncia ocorridas na bancada, nenhuma suplência de um parlamentar do sexo masculino é feminina. Única mulher eleita em 2018 para a Câmara, Luizianne Lins (PT) pediu afastamento na semana passada e entrou na suplência a deputada Gorete Pereira (PL).

Para 2021, as investigações do MPCE deverão ganhar o reforço de estudo feito pela Procuradoria Regional Eleitoral de Brasília. Foi utilizada uma inteligência artificial para captar possíveis candidatas laranjas no Ceará. O estudo será enviado aos promotores cearenses. "Com isso, será possível, inclusive, captar casos em que houve uso indevido do fundo eleitoral", diz Girão

Comentários

BLOG NO YOUTUBE

Visualizações

Arquivo

Mostrar mais

Mais Notícias

Homicídio é registrado no distrito de Upatininga-Aliança

  Na tarde deste domingo(07), um homicídio foi  registrado no distrito de Upatininga. A vítima era conhecida como "Goiabinha", o mesmo foi atingido por vários disparos de arma de fogo, vindo a óbito no local. A motivação e a autoria é desconhecida. Fonte: Radar Aliança PE

Homem sofre tentativa de homicídio, no Sem Terra, em Goiana

  Polícia Militar registrou, na noite de nesta quinta-feira (04), uma tentativa de homicídio, na comunidade do Sem Terra, ás margens da rodovia PE-049, em Goiana.  Geraldo Henrique Ferreira Junior, 36 anos, foi alvejado por disparos de arma de fogo, efetuados por dois homens, que fugiram em seguida usando uma motocicleta.  Henrique foi socorrido para o Hospital Belarmino Correia, onde recebeu os primeiros socorros, e em seguida foi transferido para o Hospital da Restauração, no Recife.  Em nota, a Polícia Civil informou que um inquérito foi instaurado, pela 44ª DP, para investigar o caso. Fonte: Giro Mata Norte

Jovem é encontrado morto em estrada de terra, na Paraíba

  Um jovem foi encontrado morto em uma estrada de barro, na manhã desse domingo (7), na Zona Rural de Itabaiana, no Agreste da Paraíba. O corpo foi encontrado peroradores da região que relataram que a vítima, que era conhecida popularmente como "Capitão", seria filho de um motorista de aplicativo. O Notícia Paraíba tentou contato com a Polícia Civil da região, mas ainda não teve retorno sobre a identificação do jovem. O corpo foi encaminhado para perícia e, até então, ninguém foi preso. 

Prefeito de Goiana apresenta projetos relevantes em reunião na Câmara Municipal

Esta quarta-feira (03/08) começou com muito trabalho e uma produtiva reunião, realizada na Câmara Municipal, com o prefeito Eduardo Honório, a secretária de Obras, Isabella Soares, o secretário de Esportes, Gilberto Miranda, e os vereadores Ibson Gouveia, Alexandre Carvalho, Carlos Viégas Júnior, Edson da Farmácia, Ramon Aranha  e Bruno Salsa. Na oportunidade, foram apresentados dois importantes projetos para o desenvolvimento de Goiana. O primeiro é um projeto de intervenção viária na BR - 101 para a construção de uma nova entrada da cidade. E o segundo é um projeto para a construção de um complexo esportivo e de eventos, que compreende as construções de um estádio de futebol, um ginásio poliesportivo e um pátio de eventos. Trabalhamos muito para construir uma relação harmônica e respeitosa entre os Poderes Legislativo e Executivo.  E, hoje o município está colhendo os frutos desse trabalho.  Texto: Vereador Eduardo Batista 

Goiana: Atendendo TAC do Ministério Público, Câmara reabre inscrições do concurso, modifica calendário do certame e define requisitos mínimos para cargo de técnico em arquivo

  A Câmara Municipal de Goiana e o IAUPE - Concursos, comunicam aos participantes do concurso público que, em decorrência do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) nº 002/2022, formulada perante o Ministério Público do Estado de Pernambuco - MPPE, será reprogramada a aplicação das provas objetivas de conhecimentos.  No referido TAC, formulado pela promotora Patrícia Ramalho, a Câmara Municipal também compromete-se a alterar os requisitos para preenchimento das vagas de Técnico de Arquivo, trazendo também como requisitos, além do Ensino Médio Completo, os seguintes: a) treinamento específico em técnicas de arquivo em curso ministrado por entidades credenciadas pelo Conselho Federal de Mão-de-Obra, do Ministério do Trabalho, com carga horária mínima de 1.110 hs. nas disciplinas específicas (art. 1º, inciso V); b) registro na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho (art. 4º); Em breve serão divulgados um novo Edital e um novo Calendário de Atividades, visando recepcionar a

Secretaria de Educação, Entrega Certificados de Reconhecimento do Projeto Recreando aos Gestores da Rede Municipal de Ensino em Goiana

  Na manhã desta quarta feira(3) gestores, professores de educação física e nutricionistas da Rede Municipal de Ensino, receberam os Certificados de Reconhecimento, do projeto recreando que aconteceu nas escolas do município.  O projeto foi criado para incentivar os alunos da rede a prática de educação física.  A ação contou com nutricionistas da rede que colheram idade, altura e peso dos alunos.  O projeto recreando, em breve terá caravanas diversas em todas as escolas da rede do município. Pernambuco 24hs

Goiana: Um sonho se tornado realidade assinado a ordem de serviço do Loteamento Expedicionário Henrique Fenelon e mais dois Loteamentos

 | ✍️ Foi assinada nesta quarta-feira(03) a ordem de serviço para pavimentação e drenagem dos Loteamentos Guedes, Expedicionário Henrique Fenelon e Subestação.  As obras têm como objetivo assegurar mais qualidade de vida para os moradores, melhorar o trânsito e evitar alagamentos nessas localidades.  Mais um compromisso da prefeitura com a população de Goiana. ✅️ Secom

Homem morre após passar mal e perder controle de moto enquanto voltava do trabalho

  Um home morreu após passar mal e perder o controle da moto que pilotava enquanto voltava do trabalho, na tarde dessa segunda-feira (8), no bairro Bodocongó, em Campina Grande. Conforme apurou o Notícia Paraíba, o acidente aconteceu na Avenida Portugal, às margens do açude do Bodocongó, quando o veículo qu a v´tima estava colidiu contra uma mureta.  A vítima, identificada Antônio Clovis, de 62 anos de idade, não resistiu ao ferimentos e morreu ainda no local. Seu Antônio havia saído pouco tempo antes do supermercado onde trabalhava como açougueiro. O corpo foi recolhida para perícia no Instituto de Polícia Científica (IPC). As causas da morte estão sendo investigadas.

Homem é executado com tiros na cabeça na imediações de feira pública

  Um homem foi assassinado com tiros de aram de fogo na cabeça, na madrugada deste sábado (30), nas imediações da feira de frutas, da Cidade de Taperoá, no Cariri paraibano. Conforme apurou o Notícia Paraíba, o caso aconteceu por volta das 1h, quando a vítima, popularmente conhecida como "Pezinho" foi executada. Segundo a Polícia Militar, a suspeita inicial é de o homicídio tenha se tratado de uma vingança, tendo em vista que a vítima tinha passagem criminal por um assassinato com características semelhantes ao seu. A autoria e motivação do crime seguem sendo investigadas pela Polícia Civil.

Jovem fica gravemente feridos em colisão frontal entre carro e moto em Caaporã

  Um jovem ficou gravemente ferido em uma colisão envolvendo um carro e uma moto, na tarde dessa sexta-feira (5), na PB 044 em Caaporã, cidade da Região do Litoral sul da Paraíba