Eduardo lidera em Goiana com 8 pontos de frente

 

A pesquisa do Instituto Opinião, feita para este blog, indica que o prefeito Eduardo Honório (PSL) tem grandes chances de se manter no cargo em Goiana. Ele aparece com 40% das intenções de voto, abrindo uma frente de oito pontos sobre o candidato do Cidadania, Edval Soares, que aparece com 31,7%. Já Olga Sena, do PCdoB, tem 10,9% e Kátia Cunha (PSOL) aparece com 0,9%. Os indecisos somam 9,9%, enquanto brancos e nulos chegam a 6,6%.

No levantamento espontâneo, em que o entrevistado precisa lembrar o nome do prefeiturável sem o auxílio do disco com todos os nomes, Eduardo também lidera, com 32,3%, já Edval foi citado por 26,9%. Olga, por sua vez, foi lembrada por 6,6% e Kátia teve a menção de 0,6% dos entrevistados. O número de indecisos atinge expressivos 29,6% e 4% são brancos e nulos.

Quanto à rejeição, Edval Soares não seria votado por 18,6, enquanto Eduardo Honório é rejeitado por 18%. Kátia Cunha tem a rejeição de 14,9% e Olga Sena não teria o voto de 12%. Dos entrevistados, 29,9% não rejeitam nenhum candidato e 6,6% rejeitam todos.

O Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), foi a campo entre os dias 05 e 06 deste mês, com a aplicação de 350 questionários. A margem de erro é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%. A modalidade adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

A pesquisa é representativa dos eleitores da área pesquisada (o município de Goiana) e foi feita da seguinte forma: primeiro na aleatorização da amostra em quatro estágios (bairro/localização, rua, domicílio e entrevistado) e depois em um controle das variáveis (sexo e faixa etária), ponderado de acordo com os dados obtidos junto ao TSE e TRE-PE. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PE-02289/2020.

Na estratificação do levantamento, Eduardo Honório tem os maiores percentuais entre os eleitores dos 35 aos 44 anos (46,2%), entre os eleitores com grau de instrução superior (48,9%) e entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (51,7%). Por sexo, tem a preferência e de 41,6% dos homens e 38,6% das mulheres.

Edval Soares, por sua vez, atinge os melhores índices entre o eleitorado jovem (41,2%), entre o eleitorado com grau de instrução médio (35,3%) e entre o eleitorado com renda de até dois salários (33,8%). Por sexo, 34,2% são mulheres e 28,9% são homens.

AVALIAÇÃO DE GESTÃO

O Instituto Opinião também consultou os entrevistados sobre o grau de satisfação com os três níveis de poder – federal, estadual e municipal. A administração do prefeito Eduardo Honório (PSL) tem a aprovação de 56% e desaprovação de 33,1%. Já 10,9% não responderam.

Em contrapartida, o governador Paulo Câmara (PSB) é desaprovado por 46,6% e aprovado por 36,6%, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) possui desaprovação de 45,7% e é aprovado por 42,9%.


BLOG DO MAGNO MARTINS 

Comentários