Eduardo lidera em Goiana com 8 pontos de frente

 

A pesquisa do Instituto Opinião, feita para este blog, indica que o prefeito Eduardo Honório (PSL) tem grandes chances de se manter no cargo em Goiana. Ele aparece com 40% das intenções de voto, abrindo uma frente de oito pontos sobre o candidato do Cidadania, Edval Soares, que aparece com 31,7%. Já Olga Sena, do PCdoB, tem 10,9% e Kátia Cunha (PSOL) aparece com 0,9%. Os indecisos somam 9,9%, enquanto brancos e nulos chegam a 6,6%.

No levantamento espontâneo, em que o entrevistado precisa lembrar o nome do prefeiturável sem o auxílio do disco com todos os nomes, Eduardo também lidera, com 32,3%, já Edval foi citado por 26,9%. Olga, por sua vez, foi lembrada por 6,6% e Kátia teve a menção de 0,6% dos entrevistados. O número de indecisos atinge expressivos 29,6% e 4% são brancos e nulos.

Quanto à rejeição, Edval Soares não seria votado por 18,6, enquanto Eduardo Honório é rejeitado por 18%. Kátia Cunha tem a rejeição de 14,9% e Olga Sena não teria o voto de 12%. Dos entrevistados, 29,9% não rejeitam nenhum candidato e 6,6% rejeitam todos.

O Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), foi a campo entre os dias 05 e 06 deste mês, com a aplicação de 350 questionários. A margem de erro é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%. A modalidade adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

A pesquisa é representativa dos eleitores da área pesquisada (o município de Goiana) e foi feita da seguinte forma: primeiro na aleatorização da amostra em quatro estágios (bairro/localização, rua, domicílio e entrevistado) e depois em um controle das variáveis (sexo e faixa etária), ponderado de acordo com os dados obtidos junto ao TSE e TRE-PE. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PE-02289/2020.

Na estratificação do levantamento, Eduardo Honório tem os maiores percentuais entre os eleitores dos 35 aos 44 anos (46,2%), entre os eleitores com grau de instrução superior (48,9%) e entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (51,7%). Por sexo, tem a preferência e de 41,6% dos homens e 38,6% das mulheres.

Edval Soares, por sua vez, atinge os melhores índices entre o eleitorado jovem (41,2%), entre o eleitorado com grau de instrução médio (35,3%) e entre o eleitorado com renda de até dois salários (33,8%). Por sexo, 34,2% são mulheres e 28,9% são homens.

AVALIAÇÃO DE GESTÃO

O Instituto Opinião também consultou os entrevistados sobre o grau de satisfação com os três níveis de poder – federal, estadual e municipal. A administração do prefeito Eduardo Honório (PSL) tem a aprovação de 56% e desaprovação de 33,1%. Já 10,9% não responderam.

Em contrapartida, o governador Paulo Câmara (PSB) é desaprovado por 46,6% e aprovado por 36,6%, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) possui desaprovação de 45,7% e é aprovado por 42,9%.


BLOG DO MAGNO MARTINS 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Engenheira pernambucana vai comandar fábrica da Jeep em Goiana (PE)

Vereador Sargento Torres faz requerimento para que seja suspenso por 120 dias o desconto em folha dos empréstimos consignados dos Ativos e inativos da Prefeitura de Goiana