Home Top Ad

Gleide Ângelo prestigia os 27 anos da encenação da Batalha das Heroínas de Tejucupapo em Goiana

Share:

                                    
 A Delegada Gleide Ângelo estará nesta segunda –feira (12) às 14h, no distrito de Tejucupapo, município de Goiana, acompanhando às comemorações dos 27 anos de encenação da “Batalha das Heroínas de Tejucupapo”.

A deputada é autora do projeto de lei que concede o título de “Patronas da Defesa dos Direitos da Mulher no Estado de Pernambuco” às Heroínas de Tejucupapo. O PL tramita na Assembleia Legislativa do Estado. 

No dia 23 de Abril de 1646, soldados holandeses tentavam saquear a então vila de São Lourenço de Tejucupapo, no município de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, e escolheram o momento em que haveria poucos homens no local. Não esperavam que as mulheres estivessem organizadas e prontas para a luta. Com paus, panelas, água fervente, pimenta e tudo que tinham em mãos como armas, eles resistiram bravamente e expulsaram os invasores. 

A Batalha das Mulheres de Tejucupapo marca o que é considerada a primeira luta na história brasileira em que as protagonistas foram elas. A partir daí, elas passaram a ser tratadas como “Heroínas”. 

Para manter viva a memória desta importante passagem histórica, há 27 anos é realizada a encenação da batalha, pelo Grupo Cultural Heroínas de Tejucupapo. Todo último domingo de abril, dezenas de mulheres de Tejucupapo viram atrizes: sobem o Monte das Trincheiras, vestem uma roupa de época e vão para o campo de batalha. 

Este ano, por conta da pandemia, o evento, esperado ansiosamente pelas mulheres e visitantes, não pôde ocorrer na data tradicional. Mas as heroínas não deixarão 2020 passar em branco e realizarão a encenação nesse 12 de outubro de forma especial, com todos os cuidados com os protocolos de prevenção à Covid-19.


Nenhum comentário