DO DIA PARA A NOITE, REGISTRO DE CASOS DE COVID-19 AUMENTA EM GOIANA

O município de Goiana, na Região Metropolitana do Recife, viu o número de casos de covid-19 explodir do dia para a noite. Na última segunda-feira, a cidade registrava 37 pessoas infectadas e 12 óbitos desde o início dos registros em março. Na terça, o número saltou para 85 casos, com o número de óbitos mantendo-se estável. Um aumento de 708% nos registros em apenas um dia.

O crescimento significativo ocorreu porque a prefeitura passou a contabilizar os casos registrados em clínicas particulares e ocorridos na rede pública fora do ambiente hospitalar. Antes, os números não entravam nos registros oficiais mesmo com a comprovação das pessoas doentes.

De acordo com o vereador Bruno Salsa (PSB), houve falha da gestão municipal no monitoramento e divulgação dos casos, o que prejudica o planejamento de ações para conter o avanço da doença. “Acredito que Goiana não está tomando os cuidados necessários diante dessa pandemia. Se a notificação de casos é compulsória, porque esperaram tanto tempo para acrescentar os outros casos?”, questiona.

A notificação é importante para que as autoridades em saúde possam ter um panorama do alcance e velocidade de proliferação do vírus. Se um município omite informações, acaba prejudicando o trabalho desenvolvido em uma grande área. “Precisamos de transparência nos dados, isso é importante para as políticas sanitárias que precisamos tomar. E a Prefeitura de Goiana não explica porque demorou tanto para levar a público o número de casos confirmados”, diz o vereador. “A Prefeitura jamais poderia omitir esses dados, a população precisa ficar ciente da realidade. O número de casos é um indicador importante para um melhor direcionamento das ações de combate à covid-19”, conclui Salsa.

Comentários