Vacina pentavalente está em falta nos postos de saúde de Goiana

Resultado de imagem para Distribuição da vacina começou a ser reduzida desde julho porque, segundo o Ministério da Saúde, um lote não passou no teste de qualidade e contrato com fabricante foi interrompido.

Distribuição da vacina começou a ser reduzida desde julho porque, segundo o Ministério da Saúde, um lote não passou no teste de qualidade e contrato com fabricante foi interrompido.


A vacina pentavalente, que protege contra cinco doenças e precisa ser aplicada em bebês de até seis meses, está em falta nos postos de saúde de Goiana.
A Secretaria Municipal de Saúde através do setor de Vacinas, informou que vem sofrendo queda no fornecimento da pentavalente e que este ano já foram distribuídas 290 doses e o estoque está zerado em Goiana, e que não tem previsão de quando terá a vacina disponível.

A pentavalente protege contra a hepatite b, difteria, tétano, coqueluche e hemofilia a b. É necessário que as crianças tomem três doses: a primeira aos dois meses, a segunda aos quatro e a terceira aos seis.
A distribuição da vacina começou a ser reduzida desde julho porque, segundo o Ministério da Saúde, um lote não passou no teste de qualidade e o contrato com fabricante foi interrompido.

Enquanto isso, os pais reclamam que não estão conseguindo vacinar os filhos. É o caso de Rosineide e Davi, que contam que já foram em diversos postos, mas não conseguiram vacina para a pequena Elizabete, de 4 meses.

Davi falou que não tem como pagar pela imunização. "Uma vacina dessa custa caro. Está custando R$ 380, e a gente não tem condições de comprar uma vacina dessas", disse.

"A gente fica tensa, preocupada. A gente sabe que a cada dia a gente vê o vírus ficando mais forte".

Comentários