Pedido de tombamento do Edifício Holiday é protocolado na Secretaria de Cultura

Construção completa 63 anos em 2019
Cerca de três mil pessoas residiam no Holiday
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Cerca de três mil pessoas residiam no Holiday
Na última sexta-feira (22), a co-deputada do mandato coletivo protocolou, na Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, um pedido de tombamento do Edifício Holiday como Patrimônio Histórico.
A ambulante e deputada Jô Cavalcanti, destaca a sensibilização da população com a interdição do Holiday, local em que residem três mil pessoas. “Está tendo uma grande mobilização com os moradores para tentar resolver o problema das fiações. Tem arquitetos também ajudando nesse processo para desenvolver projeto para viabilizar para entregar a Celpe para de alguma forma ajudar esses moradores. Inclusive está tendo uma mobilização na questão de extintores, vakinha virtual, para ajudar a arrecadar um dinheiro. A sociedade está se mobilizando para ajudar esses moradores que não tem para onde ir”, disse a deputada.
No começo do mês, uma sentença foi proferida pelo juiz Gomes da Rocha Neto, da 7ª Vara da Fazenda Pública da Capital. A liminar do juiz determinava que o prédio fosse interditado e desocupado imediatamente. A decisão foi tomada após requerimento feito pela Prefeitura do Recife, onde foi identificado que o prédio apresentava risco de incêndio, devido às precárias condições da rede elétrica do local.


Para a co-deputada Jô Cavalcanti, o pedido de tombamento do imóvel tem o objetivo de proteger o edifício da especulação imobiliária. “Se o prédio for tombado não será vendido. A gente sabe que Boa Viagem é um grande local de especulação imobiliária. Nós estamos nos precavendo para que as famílias possam investir na reestruturação do prédio”, finalizou

Documento 

Da Secretaria de Cultura, o documento segue para a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) onde será emitido um parecer de viabilidade de tombamento. Se viabilizado, o documento segue para o Governo do Estado para aprovação ou não do projeto.

Comentários