Crianças sofrem com fibrose cística e falta de medicamento em Pernambuco

Reprodução/TV Jornal

Aos 8 anos, a pequena Andressa Nylane pesa apenas 15 quilos, bem abaixo do ideal para a idade dela. Diagnosticada com fibrose cística, ela sore com os problemas nos sistemas pulmonar e gástrico, o que atrapalha em seu ganho de peso e ocasiona inúmeras infecções pulmonares. Por conta do risco de infecção elevado, os portadores da doença não podem conviver entre si.

A fibrose cística é uma doença genética, atualmente sem cura e que atinge quatro mil pessoas no Brasil. Em Pernambuco, são 130 casos. Entre os sintomas estão diarreia e vômito logo após a alimentação, febre ou dificuldade para respirar.
Sem conseguir medicamentos na Farmácia do Estado, a família pede ajuda de amigos para continuar o tratamento. Só o suplemento alimentar custa, em média, R$ 50 a lata, que dura apenas três dias.


Airton, de 6 anos, precisou buscar tratamento fora do Estado

Com o peso e altura normal para a idade, o menino Airton, de 6 anos, também sofre da mesma doença. Com ajuda de parentes, os pais do garoto o levaram para fazer tratamento em São Paulo e hoje ele apresenta uma evolução maior em relação aos casos em Pernambuco. Com o auxílio dos suplementos e da medicação adquirira até fora do país, Airton leva uma vida normal.

Resposta

A Secretaria Estadual de Saúde reconheceu a falta de medicamento na Farmácia do Estado e informou, por meio de nota, que isto  está acontecendo porque os fornecedores tiveram um problema de atraso na entrega. A Secretaria disse ainda que notificou as empresas.

Comentários