RADAR POLÍTICO 365


Caaporã festeja seus 55 anos de emancipação política

A cidade concentra o segundo maior polo cimenteiro do Brasil
Situado na Região Metropolitana de João Pessoa, Caaporã celebra nesta nesta Quinta-Feira (27) seus 50 anos de emancipação política. A pacata cidade do Litoral Sul, que fica a 45 km de distância da Capital, conta com uma população estimada de 21.698 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do ano 2016, distribuídos em sua área de 150 km².
O distrito foi criado com a denominação de Caaporã, pelo Decreto Lei Estadual de Nº 520, de 1964, desmembrando-se de Maguari. Limita-se ao Norte: Alhandra; ao Sul: Goiana (PE); a Leste: Pitimbu;e a Oeste: Pedras de Fogo.
A cana-de-açúcar ocupa a maior parte do solo do município, embora mereça destaque a plantação de coco, lavoura de subsistência e inhame. A renda familiar é relativamente baixa, já que a maior parte da população recebe o salário mínimo. 
Os informais, têm renda incerta e, muitas vezes, inferior ao salário mínimo, já que se empregam na cultura cíclica (cana-de-açúcar), sobrevivem da atividade pesqueira e do comércio local. 
A chegada do distrito industrial, em plena construção aguardando a instauração de empresas oriundas de diferentes regiões do país e a incorporação do município no polo no segundo maior polo cimenteiro do Brasil que conta com as cidades de Alhandra, Caaporã e Pitimbú, com a intensa mineração nas unidades produtora de cimento as obras para o novo distrito industrial de Caaporã. 
Outras indústrias também se encontram instaladas no município tais como: a Agro Industrial Tabu S/A (Destilaria), a Cimento campeão do grupo Lafarge S/A e a empresa de pipocas K'delicia.

Blog do Eduardo França

Comentários

Mais Vistas do Blog

YouTuber conhecido por atacar presidente das Assembleias de Deus na Paraíba é condenado por difamação

Barraca é destruída por incêndio no Largo do Alvorada, em Goiana-PE

Homem é morto a facadas após discussão com a esposa em Goiana

Prefeito Marcílio Régio visita obra do novo campo de Flexeiras, que será entregue em 2026

Caaporã adere ao programa Saúde Redes em Brasília

Construção da ponte entre Alhandra e Caaporã avança após solicitação do deputado Branco Mendes