LafargeHolcim prevê ações de responsabilidade social para Caaporã


Estão previstas ações voltadas para o acesso à educação e cidadania, saúde, segurança no trânsito e meio ambiente. Agenda foi apresentada no Comitê com a Comunidade, que reuniu 37 líderes da cidade

Na última quinta-feira (26), na Pousada Paraíso, 37 lideranças de Caaporã e Pitimbu participaram da reunião do Comitê com a Comunidade, organizado pela LafargeHolcim. Compareceram ao encontro membros dos setores público e privado e da sociedade civil organizada. Entre os presentes, representantes da Prefeitura de Caaporã, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Ação Social, Câmara de Vereadores de Caaporã, Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Pitimbu, Polícia Militar, Senai, Sebrae, associações e outras organizações da sociedade civil. O evento foi conduzido por Elbas Pegorari, gerente de Controle e Perfomance, e teve a participação de outras lideranças da LafargeHolcim em Caaporã. O principal objetivo do evento, que acontece três vezes ao ano, é estabelecer diálogos transparentes, aproximar a empresa e melhorar a sua relação com a população da região.

Com perspectiva nos próximos meses de 2018, a LafargeHolcim apresentou ao comitê o seu planejamento de ações de responsabilidade social. Voltada para o acesso à educação e cidadania, a agenda prevê duas palestras focadas em saúde, três ações sobre segurança no trânsito e sete visitas do programa Portas Abertas – que abre as portas da fábrica para a comunidade e instituições de ensino. A empresa também pretende aumentar a consciência sobre os cuidados com o meio ambiente. Além de três visitas ao Viveiro de Mudas (que inclui aulas de educação ambiental), estão previstos dois períodos de ações da Transitolândia Móvel, programa de educação para o trânsito que envolve diversos segmentos da sociedade civil e as áreas de Saúde e Segurança da LafargeHolcim, Instituto Holcim e colaboradores (programa de voluntariado) da empresa, ambos com foco em alunos das escolas municipais da região.

Presente no encontro, Janildo Sales, gerente executivo do Senai (PB), informou que a instituição prevê inaugurar a unidade de Caaporã em julho deste ano. A população terá acesso a cursos com foco em automação, entre outros com carga horária reduzida. “Será uma ótima oportunidade para a formação profissional de moradores de Caaporã e região interessados em atuar em grandes indústrias, como LafargeHolcim, Fiat, Hemobrás, Vivix e outras”, disse Sales. No contexto de emprego e educação, os líderes da LafargeHolcim informaram que os selecionados no programa de Jovem Aprendiz estão em fase de avaliação pelos gestores da fábrica. A previsão para admissão é meados de maio.
Também foi levado ao Comitê o tema do coprocessamento – que é considerada atualmente a melhor alternativa para a gestão de resíduos industriais e urbanos que não podem ser reciclados, pois são eliminados completamente nos fornos de cimento, sem geração de cinzas, e seu conteúdo energético ou a fração mineral é aproveitada, contribuindo para a preservação de recursos naturais, uma vez que substitui matérias-primas e combustíveis tradicionais no processo de fabricação do cimento –, além da atual situação da rodovia PB 044, que vem gerando grande impacto na comunidade local, com o aumento do número de acidentes por falta de sinalização e más condições das pistas.
Sobre o Instituto Holcim
O Instituto Holcim é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público –, que faz a gestão dos investimentos sociais do grupo LafargeHolcim no Brasil. Os projetos de investimento social, apoiados pelo Instituto Holcim, são desenvolvidos e gerenciados pela comunidade, o Instituto atua como um facilitador. O trabalho abrange os municípios de Barroso, Pedro Leopoldo e Montes Claros, em Minas Gerais. O Instituto Holcim é associado ao Grupo de Institutos e Fundações e Empresas (Gife) e à RedEAmérica.

Weber Shandwick

Comentários