Comandantes são condenados por morte de canavieiro em Goiana
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
Comandantes são condenados por morte de canavieiro em Goiana - Jornal do Commercio
<!-- DECLARAÇÕES PARA O TWITTER
<!-- Google Tag Manager
A audiência, que chegou a ser adiada três vezes, aconteceu nesta sexta-feira (13) desde às 10h no Fórum Rodolfo Aureliano, no bairro de Joana Bezerra área Central do Recife
Foto: Bernardo Soares / JC Imagem
JC Online
Foram condenados os comandantes de uma operação que resultou no assassinato do trabalhador rural Luís Carlos da Silva em 1998. O homicídio aconteceu durante uma manifestação grevista em Goiana, na Região Metropolitana do Recife, que ainda teve 13 trabalhadores feridos.
A audiência, que chegou a ser adiada três vezes, aconteceu nesta sexta-feira (13) desde às 10h no Fórum Rodolfo Aureliano, no bairro de Joana Bezerra área Central do Recife.
No momento da sentença, que foi dada por um juri, o réu Sylvio Cláudio Coutinho Frota, na época chefe de segurança da Usina Santa Teresa, foi absolvido do homicídio do trabalhador, porém condenado pelas 13 tentativas de homicídio. Já o outro réu, Marcelo Renato da Silva, comandante da Polícia Militar, foi condenado pelos dois crimes. O Juiz determinou uma pena menor para Sylvio Frota (10 anos e 8 meses) do que para Marcelo da Silva (16 anos).
Segundo a advogada da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Gabriella Santos, houve um erro do júri no momento da sentença, o que explica a diferença nas condenações. "Vai haver recurso para a correção deste equívoco claro. Tenho convicção que vamos conseguir contornar isso", explicou a advogada.
Os advogados de defesa dos réus já informaram que também pretendem entrar com um recurso para o caso.
Os crimes aconteceram após greve de trabalhadores em Goiana
Em novembro de 1998, os cortadores de cana do Estado de Pernambuco, através dos sindicatos, entraram em greve para exigir melhores condições de trabalho e reajuste salarial. Os trabalhadores costumavam receber R$ 2,50 por tonelada de cana cortada.
Porém, a Usina Santa Teresa, que fica em Goiana, teria ameaçado obrigar os trabalhadores que aderiram a greve a trabalhar à noite para compensar a paralisação. Outro artifício teria sido o de utilizar a mão-de-obra dos cortadores de bambu para substituí-los.
A partir desta situação, os grevistas foram ao Engenho Terra Rica, que pertence à Usina Santa Teresa, na tentativa de convencer os trabalhadores rurais do local a aderirem ao movimento e protestas contra a substituição dos grevistas.
Um bloqueio foi formado por policiais militares e seguranças do engenho à 500 metros do lugar onde é feito o corte. Desse modo houve o confronto que resultou na morte do trabalhador Luís Carlos da Silva com um tiro na nuca e outros 13 trabalhadores rurais canavieiros que foram atingidos.
Entenda o processo
Marcelo Renato da Silva, comandante da Polícia Militar, e Sylvio Cláudio Coutinho Frota, chefe de segurança da Usina Santa Teresa, já haviam sido condenados a uma pena de 18 anos de reclusão durante um julgamento que ocorreu em 2008. Durante a sentença também houve a condenação de 14 dos 15 réus, sendo cinco policiais militares e nove funcionários da Usina Santa Teresa.
Os comandantes recorreram da decisão e após o segundo recurso conseguiram obter na justiça a anulação da sentença para os dois. Os outros acusados seguem recorrendo ao Supremo Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal. No entanto, apesar das condenações, nenhum dos culpados foram presos.
O servidor público Irley de Souza Carneiro da Cunha, chefe do cartório da Comarca de Caaporã, foi afastado de suas funções por determinação do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho. A decisão, publicada nesta sexta-feira (16), tem validade de 180 dias e ocorre no contexto da segunda fase da Operação Retomada Paraíba, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba. Embora natural de João Pessoa, Irley é uma figura bastante conhecida em Caaporã devido à sua trajetória política e familiar. Ele é sobrinho do ex-prefeito João Batista Soares, que governou o município por cinco mandatos. Irley já foi candidato a vereador na cidade três vezes, inclusive, nas eleições municipais de 2024, concorreu novamente ao cargo pelo partido Avante, obtendo 504 votos. A Operação Retomada Paraíba investiga um esquema de fraudes em ações judiciais coletivas que teriam resultado em descontos indevidos ...
No final da tarde desta segunda-feira (12), o mototaxista, Verinaldo José da Silva , de 50 anos, morreu ao colidir de frente com um caminhão caçamba, na PE 109, entre Bonito e o distrito de Alto Bonito, o passageiro quando viu que ia bater pulou da moto e escapou ileso. O irmão da vítima, Cícero , que mora em Caruaru, disse que ele foi levar um passageiro em Bonito, pegou um passageiro de volta para Alto Bonito, quando no trajeto a corrente da moto saltou e travou a roda e desgovernado o mototaxista bateu na caçamba e morreu no local. Ele afirmou ainda que o irmão estava alcoolizado. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru.
Um plantio com cerca de 10 mil pés de maconha foi encontrado nesta segunda-feira (12) no Sertão do Estado. A plantação foi localizada na fazenda na Fazenda Riacho Fundo, próxima ao distrito de Pelo Sinal, no município de Manaíra. Era Por volta das 11h30 quando a Polícia Federal, com o apoio de policiais militares da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar incluindo equipes da CPU, Força Tática e Patrulha Rural, realizou uma operação de erradicação do plantio ilegal da droga. Com ajuda de um helicóptero, a polícia localizou o plantio e as guarnições foram enviadas até o local onde confirmaram a existência do plantio. Durante a operação não foram encontrados suspeitos na área. Todo o material ilícito foi erradicado no local, conforme os protocolos de segurança.
Três jovens foram executados por volta das 10 horas da noite desta sexta-feira (16), na Rua Copacabana no Loteamento Copacabana, no bairro Cidade Jardim em Caruaru. As vítimas, Deivid Manoel da Silva , de 23 anos, o irmão dele, Eduardo Manoel da Silva , de 20 anos e o primo deles, Fernando José da Silva , de 29 anos, foram assassinados com vários tiros. O Deivid morava no 1° andar, onde na frente ocorreu o crime, o irmão morava numa rua próximo dali e o primo deles Fernando morava vizinho ao Deivid. O Delegado, Dr. Eric Costa Cândido , que estava de plantão na Força Tarefa de Homicídios, iniciou a apuração do triplo assassinato. Ele falou que ouviu no local que dois elementos numa moto surpreenderam as vítimas e as mataram com vários disparos de arma de fogo, principalmente na região da cabeça. Ele disse que espera que o mais rápido possível possa avançar nas investigações e dá uma resposta a sociedade. O delegado apurou que uma das vítimas já teve p...
A Polícia Civil de Pernambuco confirmou nesta quarta-feira (14), que o corpo encontrado no dia 22 de abril no Sítio Salina, zona rural de Paranatama, no Agreste do Estado, é de Joseane Balbino da Silva , de 47 anos. A identificação foi feita por meio de exame papiloscópico realizado na arcada dentária da vítima. A Joseane estava desaparecida desde o dia 23 de dezembro de 2024, quando foi vista pela última vez ao sair de uma academia localizada no bairro Aloísio Pinto, em Garanhuns, onde morava no bairro Boa Vista. Desde então, familiares iniciaram uma mobilização intensa em busca de pistas sobre o paradeiro da mulher. As investigações foram conduzidas pela 1ª Delegacia de Polícia de Garanhuns, sob a titularidade do delegado Victor Hugo. De acordo com a Polícia Civil, o principal suspeito do crime é Antônio Cardoso de Freitas, de 72 anos, que morreu dias após o desaparecimento de Joseane, em um acidente de trânsito. A colisão frontal com um caminhão ocorreu em 29 de dezembro...
Mais um caso de Crime Violento Letal Intencional (CVLI) foi registrado em Pedras de Fogo, na Paraíba. O crime aconteceu por volta das 17h20 deste domingo (18), quando Dênnis Willamis da Silva, de 27 anos, conhecido como “DW”, foi brutalmente assassinado a tiros. A vítima estava sentada na esquina de sua residência, localizada na Rua da Areia, quando foi surpreendida pelo ataque. De acordo com informações repassadas pela polícia, foram encontrados no local do crime pelo menos 15 cápsulas de pistola calibre .40. O perito Geraldo Martins detalhou que os disparos atingiram diversas partes do corpo da vítima: cinco tiros na cabeça, três nas costas, dois no tórax, dois na mão esquerda e um em cada antebraço. O corpo de Dênnis foi removido ao Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (NUMOL), no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, onde passará por exame necroscópico para identificar com precisão as circunstâncias do homicídio. Ainda segundo a polícia, a vítima possuía histórico de e...
Comentários
Postar um comentário