Caaporã receberá nova ambulância do Samu através de parceria da Prefeitura com Governo Federal

O município de Caaporã, localizado no Litoral Sul, foi confirmado entre os vinte municípios da Paraíba que irão receber do governo federal ambulâncias que atenderão ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (2) pelo presidente Michel Temer (MDB).
A conquista se deu através da articulação do prefeito Kiko Monteiro em Brasília, que em suas últimas viagens ao Distrito Federal solicitou ao Ministério da Saúde a renovação da frota do Samu e apresentou imagens mostrando a precariedade de como encontrou os veículos do Samu, ao assumir a gestão caaporense em 1º de janeiro de 2017.
Durante solenidade que ocorreu na concessionária da Mercedez Benz, na cidade de Sorocaba, em São Paulo, o presidente falou da importância da aquisição de novas ambulâncias.
“Há 7 anos [as cidades] não recebiam ambulâncias, é uma certa revolução que estamos fazendo na saúde”, declarou o presidente que aproveitou a presença de prefeitos para pedir união contra a insegurança no país.
O ministro esclareceu que o critério técnico usado na escolha das cidades que receberiam ambulâncias foi por ordem de antiguidade. O objetivo do ministério é substituir os veículos mais velhos, com mais de três anos de uso. “Os prefeitos gastam muito com manutenção de ambulâncias velhas”, argumentou.
As próximas ambulâncias a serem entregues sairão com um chip, capaz de rastrear os trajetos dos veículos e indicar quais estão mais rodados, a serem priorizados nas próximas trocas. Outra vantagem do chip será impedir tráfico de armas e drogas dentro de ambulâncias. “Hoje, se você liga a ambulância, enche de drogas e armas, liga a sirene, ninguém vai pará-la”, disse Barros.
Além de Caaporã, os municípios beneficiados são: Boqueirão, Cabaceiras, Campina Grande, Catingueira, Conceição, Esperança, João Pessoa, Juripiranga, Lagoa de Dentro, Passagem, Pedra Lavrada, Piancó,  Rio Tinto, Santa Cruz, Santa Luzia, São José de Lagoa Tapada, São José de Piranhas, Sapé, Soledade e Teixeira.

Comentários