MPPE investiga falta de leitos para queimados no Hospital da Restauração

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou inquérito para apurar a denúncia de falta de leitos no setor de queimados do Hospital da Restauração, na área central do Recife. O problema, que vem sendo enfrentado há meses, foi confirmado à imprensa pelo médico da unidade Marcos Barreto no final do ano passado.

As investigações serão conduzidas pela promotora de Defesa da Saúde da Capital, Helena Capela. De acordo com ela, a direção geral do Hospital da Restauração já havia sido oficializada a se manifestar sobre o problema e informou que “não há irregularidades no atendimento de queimados na unidade”.
Em resposta ao MPPE, a direção também disse que em 2001 aumentou em dez o número de leitos e que houve a tentativa de abertura de novos nos hospitais Agamenon Magalhães e no Imip, mas que não houve êxito. “É constante o número de pacientes adultos internados na emergência aguardando vaga no Setor de Queimados”, informou a direção à promotoria que apura o caso.
De acordo com o médico Marcos Barreto, a última ampliação de leitos no setor de queimados foi há 16 anos, quando as vagas subiram de 30 para 40. Um dos principais problemas, segundo ele, é a alta demanda provocada, entre outros fatores, pelos casos de pessoas que estão cozinhando com álcool vendido de postos de combustíveis – já que o preço do botijão de gás subiu já de 50% nos últimos meses.
Uma audiência para discutir o assunto foi marcada pelo MPPE para o próximo dia 12 de março.

Comentários