Prefeitura de Caaporã irá implantar a Secretaria de Meio Ambiente Municipal


O Município de Caaporã irá implantar uma estrutura mais apropriada no governo municipal para direcionar ações em prol do Meio Ambiente. O prefeito Kiko Monteiro (PDT) esta prestes a criar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, acrescentando na pasta de Desenvolvimento Urbano e Econômico.
Para iniciar os tramites da criação, o secretário Antônio Loureiro Cavalcante, engenheiro responsável pelo Desenvolvimento Urbano de Caaporã, esteve em reunião com o secretário de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura de Cabedelo, Walber Farias, para conhecer o funcionamento e obter subsídios para implantação da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Econômico (SEMADE), de Caaporã.
Na ocasião, Antonio Loureiro teve acesso ao Código Ambiental do Conselho Municipal de Meio Ambiente e do Fundo Municipal de Meio Ambiente. Também conheceu a Estrutura organizacional e de pessoal da Secretaria necessária para analisar e avaliar processos para liberação de Licenças Ambientais.
A Secretaria do Meio Ambiente é responsável por garantir qualidade de vida à população. Todas as ações e os programas da Secretaria do Meio Ambiente serão voltados para difundir práticas sociais e econômicas não prejudiciais à natureza. O trabalho é feito com a parceria de outros órgãos dos governos Municipal, Estadual e Federal e da Sociedade Civil. A Secretaria do Meio Ambiente tem por finalidade: planejar e realizar ações que visam à promoção, conservação, preservação e recuperação da qualidade ambiental; cuidar do controle da poluição ambiental até o desenvolvimento de campanhas educativas; incentivar a participação comunitária no planejamento, na execução e na vigilância das atividades que tenham como objetivo a proteção e a recuperação ambiental.
Encerrando sua visita, o secretário Loureiro entregou exemplares dos livros de sua autoria: OBRAS INDUSTRIAIS SUSTENTÁVEIS-MANUAL DE ORIENTAÇÕES e PARQUES INDUSTRIAIS SUSTENTÁVEIS- Proposta prática de um novo modelo, que apresenta o modelo desenvolvido pelo autor, quando exerceu a chefia do Departamento de Engenharia da CINEP.



Portal do Litoral