Comité Olímpico volta a afirmar: Tocha passará por Goiana neste dia 02/06

Após passar pelo Sertão e pelo Agreste do estado, duas cidades do Grande Recife recebem, nesta terça-feira (31), o principal evento que antecede os Jogos Olímpicos: o revezamento da tocha. Pela manhã, a chama olímpica será levada pelas ruas de Jaboatão dos Guararapes e, à tarde, percorrerá 35 quilômetros por vários bairros do Recife. A passagem do símbolo dos Jogos irá alterar o trânsito e linhas de ônibus nas duas cidades.

Confira abaixo o esquema de trânsito e transporte

Em Jaboatão, o revezamento da tocha começa às 9h. Vinda de Gravatá, no Agreste, a tocha passará pela Rodovia Governador Mario Covas (BR - 101) e seguirá pela pista local da Estrada da Batalha, até o Viaduto de Prazeres. De lá segue pela Rua Santo Elias, até a  Avenida Ayrton Senna da Silva. Mas, só a partir da Rua Aniceto Varejão (a conhecida Curva do S) é que começará o revezamento, seguindo pela Av. Bernardo Vieira de Melo e Av. Beira Mar, até o Hospital da Aeronáutica, ponto final do revezamento que terá 3,7 km.

No Recife, a previsão é que o trajeto da tocha comece às 13h25, nas proximidades do centro de distribuição da Coca-Cola, no bairro de Ponta de Parada, na Zona Norte do Recife.
Após sair da rua Mem de Sá (onde fica a Coca-Cola), a tocha olímpica seguirá pela Avenida Beberibe, Estrada Velha de Água Fria, ruas Cônego Barata, Padre Roma, João Tude de Melo, Real da Torre, Cosme Viana, Arquiteto Luiz Nunes, Jean Emile Favre, Avenida Recife e chega ao Viaduto Tancredo Neves.

Na descida, segue pela Rua Ernesto de Paula Santos, Avenidas Domingos Ferreira, Visconde de Jequitinhonha, Armindo Moura, Boa Viagem e Antônio de Góes. Passa pela Ponte do Pina, Cais José Estelita, Cais de Santa Rita, Avenida Martins e Barros, Praça da República, Rua da Aurora, Cais do Apolo e Rua Marquês de Olinda. Por fim, o ponto de chegada no Marco Zero, por volta das 19h30, onde haverá uma grande celebração com shows.

Durante a cerimônia, haverá shows do Maracatu Nação Porto Rico e da banda Patusco. A tocha percorrerá bairros como o Arruda, Afogados e o Ipsep e também passará por atrações turísticas do Recife, como o Parque Dona Lindu, a praia de Boa Viagem, o Forte das Cinco Pontas, as pontes do Centro, a praça da República e o Teatro de Santa Isabel. Ao longo de todo o trajeto haverá focos de animação com orquestras de frevo, trios pé de serra, nações de maracatu e escolas de samba.

Na quarta-feira (1º), a tocha estará no município de Ipojuca, onde passará pela praia de Porto de Galinhas. Na quinta-feira (2), seguirá por Olinda e Igarassu, no Grande Recife, e em Goiana, na Mata Norte, antes de seguir para a Paraíba. Na sexta-feira (3) é a vez do arquipélago de Fernando de Noronha receber a chama olímpica.

Trânsito e transporte

Em Jaboatão, a a Superintendência de Trânsito montou um esquema especial voltado para o trânsito nas ruas e avenidas do percurso, tanto para estacionamento como para a circulação de veículos, no chamado ‘Esquema Procissão’. As interdições são temporárias. Quando o símbolo olímpico terminar sua passagem por determinada via, ela será de imediato liberada.

Além disso, catorze linhas do Transporte Complementar Municipal que circulam pelas vias que compõem o trajeto da tocha terão seus horários alterados, em tempo curto, de forma a também não causar maiores atrasos. As alterações estão sendo informadas à população por meio de cartazes colocados nos micro-ônibus.

A relação é a seguinte: Vila Rica/Barra de Jangada; Jordão/Barra de Jangada; Lagoa das Garças/Barra de Jangada; Coquinho/Barra de Jangada; Sotave/Barra de Jangada; Dom Helder/Rio das Velhas; Marcos Freire/Barra de Jangada; Conjunto Muribeca/Barra de Jangada; Integração Muribeca/Piedade; Muribeca/Loreto; UR-11/Barra de Jangada; Curado I/Barra de Jangada; Catamarã/Prazeres; Curado IV/Barra de Jangada.

No Recife, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) preparou um esquema especial de monitoramento de trânsito para acompanhar o percurso da Tocha Olímpica. O percurso tem início na rua Mem de Sá, no bairro de Ponto de Parada, e vai até o Marco Zero, na avenida Alfredo Lisboa, com a realização de bloqueios itinerantes.

As vias do Bairro do Recife que fazem parte do itinerário estarão fechadas a partir das 5h da terça-feira (31). Toda a ação vai contar com o apoio de 200 agentes de trânsito e 52 orientadores.
Os pontos de bloqueios permanentes ficarão na Avenida Sul (Ponte Giratória), Avenida Alfredo Lisboa com Rua Dona Maria César, Rua Dona Maria César com Rua Vigário Tenório, Rua Dona Maria César com Av. Marquês de Olinda, Av. Barbosa Lima com Rua Bom Jesus, Rua Mariz e Barros com Rua Marquês de Olinda e Rua Madre de Deus com Av. Marquês de Olinda.

A interdição acontecerá a partir das 5h e, para isso, o Grande Recife Consórcio de Transportes modificará temporariamente o trajeto de 12 linhas de ônibus que passam pelo local. Confira abaixo os itinerários provisórios:

018 – Brasília Teimosa – Via PCR
033 – Aeroporto – Via PCR
071 – Candeias – Via PCR
242 – Pacheco – Via PCR
432 – CDU (Várzea) – Via PCR
433 – Brasilit – Via PCR

Itinerário normal: Cais Santa Rita, Ponte Doze de Setembro, Avenida Alfredo Lisboa, Praça Barão do Rio Branco (Marco Zero), Avenida Alfredo Lisboa , Avenida Militar, Avenida Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Ponte Doze de Setembro, Cais Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita.
Alteração de itinerário: Cais Santa Rita, Av. Martins de Barros, Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Avenida Cais do Apolo (Retorno defronte à PCR), Avenida Cais do Apolo, Ponte Conde Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março, Rua do Imperador, Rua da Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Av. Martins de Barros, Cais Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita.

032 – Setúbal
042 – Aeroporto (Opcional)
521 – Alto Santa Isabel

Itinerário normal: Cais Santa Rita, Ponte Doze de Setembro, Avenida Alfredo Lisboa, Praça Barão do Rio Branco (Marco Zero), Avenida Marquês de Olinda, Ponte Conde Maurício de Nassau, Rua Primeiro de Março.

Alteração de itinerário: Cais Santa Rita, Av. Martins de Barros, Rua Primeiro de Março.
064 – Piedade (Opcional)
Itinerário normal: Viaduto das Cinco Pontas, Cais Santa Rita, Ponte Doze de Setembro, Avenida Alfredo Lisboa, Praça Barão do Rio Branco (Marco Zero), Avenida Marquês de Olinda, Ponte Conde Maurício de Nassau, Avenida Martins de Barros, Rua Siqueira Campos.

Alteração de itinerário: Viaduto das Cinco Pontas, Cais Santa Rita, Av. Martins de Barros, Rua Siqueira Campos.

100 – Circular (Conde da Boa Vista / Prefeitura)
2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião
Itinerário normal: Ponte Buarque de Macedo, Avenida Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Avenida Alfredo Lisboa, Praça Barão do Rio Branco (Marco Zero), Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Militar, Avenida Cais do Apolo, Ponte Conde Maurício de Nassau.

Alteração de itinerário: Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Avenida Cais do Apolo (Retorno defronte à PCR), Avenida Cais do Apolo, Ponte Conde Maurício de Nassau.

Para mais informações os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no 0800.081.0158.
DROGARIA ULTRA POPULAR

Comentários