RADAR POLÍTICO 365


Vulcão Calbuco entra em erupção no Chile. Um alpinista está desaparecido

Mais de quatro mil pessoas já foram evacuadas da região de Los Lagos. Aulas foram suspensas e voos cancelados

Vulcão Chile  (Foto: AP)
vulcão chileno Calbuco, situado a 900 quilômetros ao sul de Santiago, que entrou emerupção nesta quarta-feira (22), continuava em atividade nesta quinta-feira (23). Durante a madrugada, expeliu uma nova coluna de cinzas de quilômetros de altura. Região está em alerta vermelho. O governo confirmou que um alpinista de 21 anos está desaparecido, de acordo com o jornal La Nación.
Mais de 4 mil pessoas já foram evacuadas da região turística de Los Lagos, onde ocorreu a erupção. Autoridades também suspenderam as aulas por tempo indeterminado. Voos foram cancelados. Nesta quinta-feira (23), a presidente Michelle Bachelet determinou a evacuação obrigatória das pessoas que habitam em uma área de 20 quilômetros ao redor do vulcão, considerada como "zona de exclusão imediata", para proteger a população. Michelle irá junto com outros ministros para a região de Los Lagos ainda nesta quinta. Ela decretou estado de exceção na província de Llanquihue e no município de Puerto Octay.
A última grande erupção do Calbuco foi em 1961. Os geólogos consideram o vulcão perigoso devido a seu potencial destrutivo. "Este fenônemo é mais grave do que o Villarica", afirmou a presidente, conforme o La Nación.
No início de março, o vulcão Villarrica, considerado um dos mais ativos do país, no sul do Chile, entrou em erupção. A região também precisou ser evacuada.
 
Vulcão Chile 23/04 (Foto: AP)
REDAÇÃO ÉPOCA

Comentários

Mais Vistas do Blog

Caaporã: Veja quem são as vitimas e estado de saúde do acidente

Em novo áudio vazado, prefeito de Caaporã Chico Nazário dispara ataques contra vereadores e usa termo homofóbico

Polícia prende suspeito de aplicar golpe da falsa taxa de entrega em João Pessoa

Ministério Público abre inquérito para investigar prefeito de Caaporã por suposto esquema de corrupção e favorecimento em contrato milionário de lixo

Outubro Rosa: Laureano lança campanha contra o câncer de mama e divulga mutirão de mamografia gratuitas

Relatório da PF confirma que não houve provas contra deputados; Branco Mendes desabafa: “Não tem dor maior do que pagar uma conta que não deve”