RC cita medidas para enfrentar a crise, diz que vai cumprir a data-base e anuncia posse dos secretários

Governo promoverá análise financeira para definir percentual de aumento. Secretarias e órgãos terão sistema de gestão de monitoramento por resultados.

“Todos os sentidos do Governo estarão articulados para diminuir as despesas e aumentar a receita”. Esse foi o recado dado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) a nova equipe de governo, nesta quinta-feira (1º), após tomar a solenidade de posse, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, na Capital. Em contato com a imprensa, o socialista revelou que a meta inicial da gestão será a de tentar suprimir a crise econômica que assola o Estado e o país, sem deixar de executar os serviços essenciais com qualidade. 

Na oportunidade, o governador também falou sobre a felicidade de continuar à frente do mandato, disse que sente mais experiente e que conhece a realidade e os problemas da Paraíba muito mais do que em 2011, quando assumiu o primeiro governo. Ele adiantou que trabalhará pesado para tentar manter o equilíbrio financeiro do Estado. “É preciso que o Governo passe ileso por esses momentos de crise, pois, não está sendo fácil”, comentou.

Ainda de acordo com Ricardo Coutinho, é preciso promover o enxugamento da máquina administrativa e a diminuição do custeio nas secretárias e órgãos públicos. “Precisamos pisar em terra firme e não é possível fazer qualquer tipo de aventura. Eu sei o que está acontecendo, sei que tem Estado que está com a folha comprometida, mas, nós estamos com tudo em dia. Estou fechando o ano com superávit fiscal. Todos os sentidos estarão articulados para diminuir as despesas e aumentar a receita. Será dessa forma”, disse.

Data-base salarial
Sobre a proximidade do reajuste anual dos servidores estaduais, o governador disse que a lei da data-base é “intocável” e que vai cumpri-la. Segundo ele, o Governo ainda promoverá um estudo relativo à viabilidade orçamentária, antes de definir o percentual de aumento. “O reajuste salarial só poderá ser do tamanho daquilo que o Estado poderá pagar”, adiantou. 

“O salário mínimo aumentou, existe a perspectiva de crescimento do piso salarial dos professores, o que é algo delicado, pois, se cria uma despesa e não se cria a fonte de receita, é isso gera uma série de problemas. Eu tenho que ter a corajosa responsabilidade de fazer as coisas de acordo com o tamanho que o Estado comporta. Não posso ser irresponsável com 98% da população paraibana que precisa ter escolas, estradas, hospitais e uma série de coisas de direito”, disse.

Posse
O governador ainda confirmou a posse coletiva dos novos secretários estaduais para a próxima segunda-feira (5), no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural. Segundo ele, durante a solenidade já serão repassadas as primeiras orientações de trabalho aos auxiliares e marcada uma reunião geral, que deverá ocorrer também na próxima semana. 

“Vamos estabelecer nessa segunda gestão um sistema de gestão de monitoramento por resultados, que já é executado na área de segurança. É preciso redimensionar o pensamento do nosso Estado, do nosso modo de fazer política. Quero utilizar essa ferramenta já no primeiro semestre, porque quero proporcionar uma mudança de mentalidade àqueles que compõem o governo, alavancando a Paraíba para o futuro”, concluiu.
Ângelo Medeiros
WSCOM Online

Comentários