"Me comprometo a susperar todos os desafios de todas as ordens", diz Paulo Câmara

“Eu convoco a todos aqui a não desistir de Pernambuco”, disse lembrando frase de Campos

O novo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), chegou ao Palácio do Campo das Princesas, por volta das 16h15, logo após a cerimônia de posse na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Depois de fazer o percurso a pé, passando pela Ponte Princesa Isabel, o socialista recebeu as continências da autoridades militares e passou em revista pela Segunda Guarda-de-Honra, composta também por militares estaduais.
Acompanhado do vice-governador Raul Henry (PMDB), Paulo Câmara foi até o gabinete do ex-governador João Lyra Neto, também do PSB, e o acompanhou até em frente do Palácio, onde foi realizada a transmissão do cargo. A cerimônia também teve a presença da ex-primeira-dama Leila Queiroz e da atual Ana Luiza Câmara.
A chefe do cerimonial do Governo do Estado, Ângela Mota, fez a leitura dos Termos de Transmissão de Cargo, incluindo ao atual vice Raul Henry. O ex-governador João Lyra assinou o termo junto a Paulo Câmara por volta das 16h50. Antes de sair com seu carro do Palácio do Governo, às 17h, João Lyra disse que o desafio de Câmara é “honrar o legado do ex-governador Eduardo Campos” nesse novo ciclo que se inicia. O ex-governador disse, ainda, que está à disposição do governo.
Na Praça da República, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, um pequeno público acompanhou a cerimônia da transmissão de cargo. Apesar das chuvas, várias pessoas aguardam o discurso do governador Paulo Câmara no local depois da transmissão do cargo. O cerimonial do Palácio instalou 600 cadeiras para os convidados.
O comerciante Hamilton Araújo, 56 anos, veio de Exu, no Sertão do Araripe, para prestar homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em agosto, e assistir à solenidade. Munido de cartazes com diversas fotos de Paulo Câmara e Eduardo Campos, ele contou que passou dois meses para selecionar as imagens. Hamilton sempre acompanhava as visitas de Eduardo a Exu.
Logo após a saída de João Lyra Neto, Paulo Câmara fez seu primeiro discurso em frente ao Palácio do Campo das Princesas como governador de Pernambuco. Ao contrário do pronunciamento realizado há pouco tempo na Assembleia Legislativa, o discurso foi mais emotivo. Nele, Câmara lembrou, por exemplo, da última entrevista realizada pelo ex-governador Eduardo Campos, no Jornal Nacional, da Rede Globo, um dia antes do acidente aéreo.
“Eu convoco a todos aqui a não desistir de Pernambuco”, lembrou.
“Há oito anos, eu estava aqui acompanhando Eduardo Campos quando ele tomou posse como governador. Ele se comprometeu a melhorar o estado e a honrar o legado político. Passados os oito anos, chego nessa condição de governador”, discursou Câmara. O novo governador chegou a falar num novo federalismo e disse que vai apoiar todos os prefeitos do estado, independente da ideologia partidária e política. “Pernambuco tem novo governador, novo vice, mas continuará olhando para os que mais precisam”.
“Não foi fácil durante os últimos oito anos, mas Pernambuco tem um histórico de enfrentar dificuldades e conseguir superá-las. Eu me comprometo superar todos os desafios de todas as ordens. Eles serão superados com a unidade e humildade do governo”, declarou. Após o discurso, Paulo Câmara recebe os cumprimentos dos convidados na sede do governo. A cerimônia foi acompanhada por alguns ex-governadores de Pernambuco, como Roberto Magalhães, Mendonça Filho, ambos do DEM, e Jarbas Vasconcelos (PMDB).
Diário de Pernambuco

Comentários