Eleitores que fizerem 'selfie’ no momento do voto podem ser presos
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
-
Da Redação com Assessoria
A
‘moda’ de tirar fotos de si mesmo pelo celular e postar nas redes
sociais, conhecida como ‘selfie’ pode gerar uma grande dor de cabeça
para quem pensar em fazer isso no dia das eleições. Isso porque
fotografar as seções eleitorais ou, principalmente, o momento da votação
se configura como um crime eleitoral, passível de prisão e de multa de
até R$ 15.961,50. Outras restrições também devem ser observadas pelo
eleitor para evitar problemas neste domingo.
De acordo com a
legislação eleitoral o eleitor está proibido de portar aparelho de
telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de
radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo
do voto. Uma Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina
que esses equipamentos devem ser entregues aos mesários antes da
votação. E quem descumprir a regra pode ser advertido ou receber voz de
prisão.
O eleitor também está proibido de pedir votos para os seus
candidatos no domingo ou tentar convencer outro eleitor na fila de
votação e distribuir material de votação dentro da seção, atos
considerados ‘boca de urna’. As famosas ‘colas’ ou santinho que auxiliam
o eleitor na hora da votação podem ser levadas por eles, mas também não
podem ser distribuídos
O servidor público Irley de Souza Carneiro da Cunha, chefe do cartório da Comarca de Caaporã, foi afastado de suas funções por determinação do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Fred Coutinho. A decisão, publicada nesta sexta-feira (16), tem validade de 180 dias e ocorre no contexto da segunda fase da Operação Retomada Paraíba, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba. Embora natural de João Pessoa, Irley é uma figura bastante conhecida em Caaporã devido à sua trajetória política e familiar. Ele é sobrinho do ex-prefeito João Batista Soares, que governou o município por cinco mandatos. Irley já foi candidato a vereador na cidade três vezes, inclusive, nas eleições municipais de 2024, concorreu novamente ao cargo pelo partido Avante, obtendo 504 votos. A Operação Retomada Paraíba investiga um esquema de fraudes em ações judiciais coletivas que teriam resultado em descontos indevidos ...
Dois criminosos armados invadiram um bar no Sítio Fundão, em João Alfredo/PE, no Agreste, na noite do sábado, 10/8, e executaram a tiros um homem de 38 anos. A vítima foi identificada como Gilvano de Oliveira Morais . Segundo a polícia, os suspeitos chegaram ao local e dispararam cerca de 20 vezes contra Gilvano, utilizando armas de calibres ponto 40 e 9mm. A ação foi rápida, e os autores fugiram logo após o crime. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar a autoria e a motivação do homicídio.
No final da tarde desta segunda-feira (12), o mototaxista, Verinaldo José da Silva , de 50 anos, morreu ao colidir de frente com um caminhão caçamba, na PE 109, entre Bonito e o distrito de Alto Bonito, o passageiro quando viu que ia bater pulou da moto e escapou ileso. O irmão da vítima, Cícero , que mora em Caruaru, disse que ele foi levar um passageiro em Bonito, pegou um passageiro de volta para Alto Bonito, quando no trajeto a corrente da moto saltou e travou a roda e desgovernado o mototaxista bateu na caçamba e morreu no local. Ele afirmou ainda que o irmão estava alcoolizado. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru.
Um plantio com cerca de 10 mil pés de maconha foi encontrado nesta segunda-feira (12) no Sertão do Estado. A plantação foi localizada na fazenda na Fazenda Riacho Fundo, próxima ao distrito de Pelo Sinal, no município de Manaíra. Era Por volta das 11h30 quando a Polícia Federal, com o apoio de policiais militares da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar incluindo equipes da CPU, Força Tática e Patrulha Rural, realizou uma operação de erradicação do plantio ilegal da droga. Com ajuda de um helicóptero, a polícia localizou o plantio e as guarnições foram enviadas até o local onde confirmaram a existência do plantio. Durante a operação não foram encontrados suspeitos na área. Todo o material ilícito foi erradicado no local, conforme os protocolos de segurança.
Na tarde de ontem (10), às 15h, um novo Crime Violento Letal Intencional (CVLI) foi registrado no bairro da Mangueira, na cidade de Pedras de Fogo, região metropolitana da Grande João Pessoa. A vítima, Adelmo da Silva Marinho, de 25 anos, foi brutalmente assassinada com cerca de 11 disparos de arma de fogo, sendo que pelo menos oito projéteis atingiram sua cabeça. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do crime. De acordo com informações da Polícia Civil, Adelmo já possuía antecedentes criminais relacionados ao tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. As autoridades destacaram que essas circunstâncias podem estar diretamente conectadas ao homicídio. O perito Tony Máximo e o delegado Edernei Hass compareceram à cena do crime para realizar os primeiros levantamentos e coletar evidências que auxiliem nas investigações. O corpo de Adelmo foi encaminhado ao Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (NUMOL), localizado no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa...
Um agente funerário morreu vítima de um trágico acidente automobilístico na tarde deste domingo (11), na PE 97, próximo ao Sítio Cajazeiras, na zona rural de Bezerros. A vítima, William da Silva , de 27 anos, que morava em Cumaru, tinha ido levar um corpo na cidade de Sairé e quando voltava pra casa colidiu violentamente em uma árvore e morreu no local. A vítima que era casado deixou a esposa grávida. O corpo foi periciado pelo IC – Instituto de Criminalística e em seguida foi encaminhado para o IML de Caruaru.
Comentários
Postar um comentário