Vivix - Vidros Planos inaugura projeto bilionário na Mata Norte

Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press
Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press


























Na manhã desta quarta-feira (02) foram iniciadas oficialmente as atividades da Vivix - Vidros Planos, no município de Goiana (PE). A empresa inaugurou a produção das suas primeiras chapas de vidro há 30 dias. O início da produção que deve chegar a 900 toneladas diárias. O investimento total foi de mais R$ 1 bilhão empregando mais 400 trabalhadores. A Vivix é a primeira empresa do setor no Brasil com tecnologia global e capital 100% nacional. 

"Vamos atender a uma demanda crescente do mercado de construção civil e moveleiro. Já estamos trabalhando com 60% de nossa capacidade, porque precisamos calibrar o forno. Tivemos um pico de 91% e, quando estivermos em 100%, iremos produzir metade de toda a demanda nacional de vidro, parcela que antes era importada. Ou seja, o Brasil irá depender menos da importação de vidro e o produto ficará mais barato", afirma Paulo Drummond, presidente da Vivix, durante cerimônia de inauguração.
A empresa gerou cerca de 410 novos empregos diretos e mais de 1,5 mil indiretos na região. Foto: Eudes Santana/Divulgação
A empresa gerou cerca de 410 novos empregos diretos e mais de 1,5 mil indiretos na região. Foto: Eudes Santana/Divulgação

A empresa gerou cerca de 410 novos empregos diretos e mais de 1,5 mil empregos indiretos na Zona da Mata Norte e 75% dessas vagas são preenchidas por mão de obra local, favorecendo uma cadeia produtiva estimada em 250 mil pessoas, entre beneficiadores e vidraceiros. A planta produzirá vidros planos incolores e coloridos, pintados, laminados e espelhos. 

A empresa é uma das poucas indústrias de vidros float do mundo que realiza a extração das matérias primas em minas próprias, o que permite total controle do processo. O escoamento da produção será feito através do Porto de Suape. Estiveram presentes na inauguração das atividades o governador Eduardo Campos, o ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho e o prefeito do Recife, Geraldo Julio. Sercretários do governo também compuseram o palco, como Márcio Steffani Monteiro, Tadeu Alencar, Thiago Norões.

Comentários