Goiana: Associações debatem Aquicultura e Pesca

Aconteceu, na manhã desta sexta-feira (07/03), no auditório da Agência de Desenvolvimento de Goiana, a primeira reunião ordinária com representantes do Ministério de Pesca e Aquicultura, dando início à formulação de políticas públicas com vistas a promover a articulação e o debate, entre os diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, visando o desenvolvimento e o fomento das atividades da aquicultura e da pesca no município.

Na oportunidade, a superintendente do MPA em Pernambuco, Isabelle Fonsêca, orientou sobre os programas e ações da pasta, dentre eles os cursos do Pronatec, como também reforçou a importância da valorização da produção de pescado, apresentando plataformas de escoamento de toda cadeia produtiva para o país.

O uso da tecnologia como ajuda na melhoria das atividades da pesca também foi tema do encontro, citando como exemplo o Projeto Pescando Com Redes 3G, que usa a tecnologia de internet 3G conectada através de um tablet para os pescadores e marisqueiras (artesanais e indígenas), possibilitando segurança na navegação, monitoramento e gestão dos barcos e comunidade (produção e financeira). “É muito importante encontros como este, pois neles discutimos temas como inclusão digital e melhoria nas condições de trabalho”, disse o engenheiro de Pesca e Aquicultura de PE, Cícero Castro Alves.

Participaram do encontro representantes do Ministério de Pesca e Aquicultura em Pernambuco (MPA), presidentes de colônias de pescadores de Goiana e do poder público municipal. “Esperamos que reuniões como esta proporcione a valorização de nossos produtos do pescado”, disse a presidente da Colônia Z-13, Maria de Lurdes “Lurdinha”.

Fonte: Assecom-AD Goiana

Comentários