Escola modelo na zona rural de Alhandra foi inaugurada nesta quinta-feira

DSC_0039
O prefeito Marcelo Rodrigues e representantes da fábrica Elizabeth Cimentos Ltda inauguram, na manhã desta quinta-feira (23), às 9h, a escola modelo Herculano Bandeira. Localizada no assentamento João Gomes, na região da Grande Mucatu, a escola foi construída dentro dos padrões de acessibilidade para os portadores de deficiência física, numa parceria público privada entre a Prefeitura de Alhandra e a fábrica Elizabeth Cimentos. A nova escola disponibilizará 500 vagas, sendo 300 delas para alunos novatos, para o Fundamental II (do 6º ao 9º ano), como também atenderá ao EJA do 5º ao 8º ano. A antiga escola só atendia ao Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e ao EJA do 1º ao 4º ano. A Banda Marcial de Alhandra vai abrilhantar a inauguração.
A nova unidade terá no bloco administrativo biblioteca, sala de inclusão digital, sala de professores, secretaria, sala da diretoria, banheiros masculino e feminino, uma cantina e estacionamento. No bloco pedagógico ficam quatro salas de aula, duas baterias de banheiros feminino e masculino, inclusive com acessibilidade em cada um deles, e uma ampla área de corredores. O terceiro bloco, que ainda será construído pela Prefeitura e é destinado a prática desportiva, terá uma quadra poliesportiva, além de espaços de recreação arborizados e urbanizados. A escola tem 1.676 metros quadrados de área construída e uma área total de 2.359 metros quadrados. O projeto da nova unidade é assinado pela arquiteta Débora Medeiros, que trabalha com o Grupo Elizabeth.
Secretário de Educação, Francisco de Assis e auxiliares durante visita à escola
A construção deste novo espaço faz parte de um acordo formalizado entre a indústria Elizabeth e a Prefeitura de Alhandra, com o aval da comunidade local. A Prefeitura cedeu o terreno da antiga escola onde está sendo construída a nova planta da Elizabeth, em contrapartida a empresa construiu uma nova unidade, mais ampla e moderna. A escola modelo, segundo o Secretário de Educação, Francisco de Assis, também adotará o Programa Mais Educação, definido pelo período integral, para os alunos do Fundamental I e será um marco para a educação no município. “Essa escola será um modelo que nos ajudará a dar um salto de qualidade na rede municipal de ensino”, afirmou Assis, lembrando também que a escola vai facilitar a vida das famílias que hoje moram na região da grande Mucatu e que precisavam antes da uniodade mandar seus filhos para a zona urbana para estudar.
“A partir deste ano letivo, nossos alunos passarão a dispor de um prédio moderno, bem equipado. Outro benefício é que em Alhandra só duas escolas municipais possuem o nível fundamental completo, que é a Professora Zélia Correia do Ó e a Alfredo José de Carvalho, e elas ficam na cidade, com essa escola modelo o nível fundamental completo também poderá ser cursado na zona rural”, comemora o prefeito Marcelo Rodrigues.
SONY DSC SONY DSC
SONY DSC SONY DSC
SONY DSC SONY DSC
SONY DSC SONY DSC
SONY DSC
A construção da escola foi responsabilidade da Elizabeth e a disponibilidade de equipamentos e corpo funcional é da Prefeitura. Para o prefeito de Alhandra essa parceria é uma via de mão dupla. “Todos ganharam com essa ação. A comunidade vai dispor de uma escola moderna, a Prefeitura ganhou um equipamento novo e adequado aos novos padrões de ensino e a Elizabeth pôde construir a sua fábrica em sintonia e harmonia com quem habita o seu entorno”, destacou Marcelo Rodrigues, lembrando que essa não é a primeira parceria com o Grupo Elizabeth na atual gestão. No início de 2013, a fábrica de cerâmica do grupo doou 3,5 mil metros quadrados de Antares Cinza, do Tipo A, com PEI 5 ( nível e resistência elevado) que possibilitou a troca do piso de 16, das 18 escolas da rede municipal de ensino de Alhandra.
Secom

Comentários

Mais Vistas do Blog

Duplo homicídio em Goiana

Homens suspeitos de tráfico de drogas morrem em confronto com a polícia em Goiana

Eduardo Batista agradece ao povo de Goiana e reafirma compromisso com a cidade

Suspeitos de envolvimento com homicídio e tráfico de drogas são presos no Litoral Sul do Estado

Mulher de 45 anos é presa em Campina Grande após esfaquear namorado de 16 anos durante discussão por ciúmes

Coren-PE promove Mês da Enfermagem 2025 com programação na Zona da Mata