Detento liga para rádio, de dentro de cadeia de Sousa, e denuncia maus tratos

Agentes teriam tirado fotos de preso achado morto, nesta semana, e mostrado, a risos, fotografias a detentos.

Apresentadores do programa FM Alerta, da 104 FM, foram pegos de surpresa, nesta quinta-feira (21), por um telefonema. Um detento, do interior da Colônia Penal Agrícola de Sousa, ligou para a rádio, denunciando que agentes penitenciários estariam usando técnicas de tortura, bala de borracha e negando o direito do banho de sol dos apenados.
Logo em seguida, familiares de outros detentos começaram a ligar para o programa, revelando repreensões semelhantes. Como presos doentes ameaçados, ao pedirem para serem levados ao médico; humilhações às famílias que visitam os apenados; suspensão de visitas sem justa causa; além de maus tratos.
Um familiar, chorando, contou que agentes tiraram fotos de um preso – encontrado morto no interior da sela no começo da semana – e que vão guardar os registros de lembrança. Este acontecimento foi relatado, a risos, pelos agentes a um detento.
Ainda de acordo com esse familiar, este acontecimento só agravou a situação no presídio, e que todos os presos estavam revoltados com a condição atual, considerada, por eles, como insuportável.
Foi pedida a presença do Juiz das Execuções Penais, Dr. José Normando Fernandes, e também do Promotor Dr. Manuel Pereira de Alencar para verem o que se passa no interior da Colônia Penal Agrícola de Sousa.
Caso contrário, a cadeia iria “virá” – palavras do detento delator. Ele afirmou que a culpa é a da direção atual, e que existem presos prontos para mostrar lesões no corpo, provocadas por balas de borrachas dos agentes penitenciários.
Há denuncia também que, para o detento receber atendimento médico, tinha que sofrer uma “pisa” na saída do presídio e outra na chegada.
Da Redação (Com Folha do Sertão)
WSCOM Online

Comentários