Pular para o conteúdo principal

Medidas de segurança do Enem funcionaram, diz Mercadante; 24 são eliminados

"A segurança foi bastante eficiente", afirmou o ministro da Educação

Ao final do primeiro dia de provas do Enem 2013 (Exame Nacional de Ensino Médio), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que "todas as medidas de segurança funcionaram" neste sábado.
"A segurança foi bastante eficiente", afirmou. "A nossa avaliação do primeiro dia é que o Enem foi um êxito." Ele confirmou que a pasta identificou 24 jovens que postaram fotos do cartão de respostas, o que era vetado pelo edital, e foram eliminados da prova. Outros também acabaram desclassificados da prova, mas por motivos diversos, como estar com o relógio no bolso ou ter saído antes do tempo mínimo de duas horas.
Se o MEC identificar depois alguém que tenha usado o celular, irá desclassificar: "Alerto que em qualquer momento do processo, mesmo depois do Enem, nós poderemos continuar anulando a participação, porque isso viola um princípio básico que é: não pode entrar com equipamento eletrônico na sala de aula, não pode fotografar cartão de inscrição e isso prejudica o edital."
Segundo o ministro, a aplicação da prova ocorreu sem problemas mesmo nos locais onde choveu bastante. "Foram chuvas fortes no sul do país. No entanto, em todas as escolas, nós conseguimos fazer a prova, tivemos queda de energia, principalmente decorrente da chuva. Mas até o momento todas as medidas foram tomadas de maneira eficiente."
Em Porto Alegre, estudantes reclamaram que a chuva intensa aumentou a dificuldade da prova.
Mercadante disse ainda que no Rio de Janeiro houve problema no fornecimento de água em dois bairros, mas carros-pipa foram usados para conseguir água para a realização da prova.
Nenê do Enem
Em Teresina, o ministro contou que houve o caso de uma jovem de 20 anos que entrou em trabalho de parto durante a prova. "Ela teve a bolsa rompida e foi atendida. A criança é do sexo feminino, mas a família ainda não divulgou o nome", disse.
Em 13 Estados (Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins) e mais o Distrito Federal, os sabatistas irão iniciar a prova somente às 20h por conta de uma decisão judicial para que os alunos possam começar o exame após o pôr do sol. Nas demais localidades, o horário permanece o previsto em edital: 19h de Brasília.

 
UOL

Comentários

BLOG NO YOUTUBE

Visualizações

Arquivo

Mostrar mais

Mais Notícias

JOVEM FOI MORTO A FACADAS PELA COMPANHEIRA EM GOIANA

Um crime sem explicação aconteceu no início da noite desta quinta-feira(24) em Goiana Mata Norte de Pernambuco. O Jovem conhecido por Tiago, foi morto a facadas pela sua companheira Kalina Farias na Rua do Timóteo centro de Goiana. Segundo informações a suspeita do crime está foragida, a polícia está em busca dela.

Polícia: Mulher Suspeita de Matar o Marido se Apresenta a Polícia Civil em Goiana, e logo em seguida é liberada

O crime ocorreu na última quinta feira na estreia do jogo do Brasil, segundo informações a mulher deu uma facada no pescoço do próprio marido depois de uma discussão.  A mulher foi ouvida pelo delegado, e logo em seguida liberada por ter livrado o flagrante.  As investigações continua pela polícia civil.

Polícia: bandidos assaltam ônibus escolar em Goiana

Um ônibus escolar foi assaltado na noite desta terça-feira(22) por meliantes próximo a Tejucupapo Distrito de Goiana Mata Norte de Pernambuco, segundo informações o motorista foi obrigado parar pelos bandidos, logo em seguida os meliantes deram de cara com a PM, e foram presos.

Prefeito de Goiana, Eduardo Honório, é flagrado ajudando a equipe de organização do evento Abertura de Verão

Vídeo Destaque: Prefeito de Goiana, Eduardo Honório, é flagrado ajudando a equipe de organização do evento Abertura de Verão. O prefeito Eduardo Honório, não pensou duas vezes arregaçou as mangas e ajudou a equipe de produção, na praia de  Ponta de Pedras.

Serão oferecidas cinco bolsas de estudo à FITS Goiana para interiorizar a Medicina

FITS abre processo seletivo para 15 bolsas de estudo integrais para Medicina Serão disponibilizadas dez vagas para a unidade de Jaboatão dos Guararapes e outras cinco para a de Goiana Quem deseja cursar Medicina pode concorrer a uma das 15 bolsas integrais de estudo que a Faculdade Tiradentes (FITS) vai disponibilizar, no primeiro semestre do ano que vem. Serão 10 vagas na FITS Jaboatão dos Guararapes e cinco para a FITS Goiana - ambas integrantes do Grupo Tiradentes. Até o próximo dia 30 de dezembro, os candidatos poderão acessar o site da instituição ( www.fits.edu.br ) , realizar o cadastro e ter acesso ao edital com as informações completas. Para participar do processo, o candidato deverá ser residente em Pernambuco e ter cursado o ensino médio em escolas públicas, em escolas particulares na condição de bolsista integral ou, ainda, parcialmente em instituições públicas e parcialmente em instituições particulares, também como bolsista integral. Além de não ter zerado nenhuma das pro

PRIMEIRO DIA DA ABERTURA DE VERÃO REALIZADA PELA PREFEITURA DE GOIANA LOTOU PONTA DE PEDRAS

Nesta Sexta-feira (25.11), aconteceu a Abertura de Verão na praia de Ponta de Pedras, realizada pela prefeitura de Goiana, através da secretaria de Turismo e Desenvolvimento Cultural. O evento é gratuito e segue sendo realizado durante esse final de semana.  A festa contou com dois polos de atrações. O palco principal, localizado na Enseada das Malvinas, se apresentaram André e o Forró dos Errados e Jonas Esticado. No polo cultural, no Calçadão de Ponta de Pedras, houve apresentações de artistas locais como a Orquestra Explosão do Frevo, Caboclinhos Carijós e Ciranda dos Cangaceiros. O espaço ainda contou com um parque de food trucks. "Foi uma excelente ideia da prefeitura de Goiana, com várias opções de comidas como hambúrguers e crepes", comentou o estudante universitário, Lucas Silva. A prefeitura de Goiana pretende movimentar a economia do município com eventos anteriores à alta temporada do verão. "A ideia é resgatar os grandes eventos, sem descuidar da saúde, segur

Vereadores goianenses participam do Congresso Estadual da UVP, em Arcoverde

  A abertura do Congresso Estadual da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) aconteceu na manhã de quinta-feira, 24, em Arcoverde, sertão de Pernambuco. O grande evento conta com as presenças dos vereadores goianenses e de diversas autoridades de todo o Estado.  Na grade de programação do primeiro dia do Congresso, o destaque foi para as palestras de autoridades dos poderes Legislativo e Executivo. O primeiro palestrante foi o professor e especialista em gestão publica, Cláudio Martins, do Distrito Federal (DF). Por conta da partida de estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, no Catar, o congresso teve início por volta das 8h30 e se encerrou no início da tarde. "Este é um momento importantíssimo de buscarmos conhecimento para melhor servir a população goianense. A organização da UVP e a qualidade dos palestrantes nos proporcionam um ambiente rico para a aprendizagem. Além da busca pelo conhecimento, estar aqui, representando Goiana, também é importante politicamente, pois

Divulgação: Restaurante Ágape

 

Pai é preso suspeito de abusar sexualmente da própria filha de 3 anos

  Um homem foi preso suspeito de abusar sexualmente da própria filha, de três anos, na última sexta-feira (25) em João Pessoa. Segundo a delegada Wladia  Holanda, o caso foi descoberto pela diretora da creche onde a menina estuda. Ao dar banho na criança, a mulher percebeu que a a menina estava com as partes íntimas avermelhadas. O homem foi preso na creche onde a criança estuda, no bairro do Geisel. A delegada disse ainda que o laudo pericial comprovou os abusos e que houve conjunção carnal. O pai foi autuado em flagrante e deve passar por audiência de custódia. 

Goiana foi vencedora no prêmio band cidades excelentes

A Prefeitura de Goiana, conquistou a premiação   Band Cidades Excelentes na categoria de governança, eficiência, sócio econômico, ordem pública e transparência. O Prêmio Band Cidades Excelentes incentiva a melhoria da realidade dos municípios brasileiros através da premiação das boas práticas da gestão pública. A iniciativa é advinda da parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila e é direcionado a todos os municípios do país.