Greve dos bancários no país completa hoje 19 dias



Greve dos bancários no país completa hoje 19 dias
A greve dos bancários em todo o País completa 19 dias nesta segunda-feira (7). Na última sexta-feira (4), a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) fez uma proposta de 0,97% de aumento real (reajuste de 7,1%).

Porém, o Comando Nacional dos Bancários encaminhou documento à Fenaban solicitando “uma nova proposta que de fato atenda às reivindicações econômicas e sociais” da categoria.

Em nota, a presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvandia Moreira, afirma que “propor aumento real abaixo de 1% não é aceitável”.

Nesta semana, assembleias vão ser realizadas em todo o País para discutir os rumos da paralisação. Em São Paulo, a reunião acontece nesta segunda-feira (7) às 17h. O Comando Nacional dos Bancários afirmou que vai indicar a rejeição da proposta durante as discussões.

A categoria quer um reajuste de 11,93% (aumento real de 5%). Os bancários também pedem a valorização dos vales— refeição e alimentação e melhores condições de trabalho.

No último balanço divulgado da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), 11.406 agências bancárias tinham sido fechadas até a quinta-feira (3).

Para atender ao público durante o período de greve, os caixas de autoatendimento vão continuar funcionando. Os clientes também poderão usar o internet banking e o aplicativo do banco no celular (mobile banking).

Os clientes também poderão usar o internet banking e o aplicativo do banco no celular (mobile banking).

Os correspondentes bancários como casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados estão abertos para as transações financeiras.

O cartão de crédito é mais uma alternativa para pagar contas básicas como água, luz ou telefone. Porém, o serviço pode gerar taxa de até R$ 16 por boleto.

NA PARAÍBA

O Sindicato dos Bancários na Paraíba dará início à 4ª semana de greve com novas mobilizações contra a intransigência dos bancos. Nesta segunda-feira (7), às 10h, será realizado um protesto em frente à agência do Bradesco, na Avenida Duque de Caxias, Centro da capital. Na ocasião, os bancários irão simular o enforcamento de um boneco com a imagem do presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi.

A manifestação também será animada por uma banda musical que irá interpretar letras de protesto. Ainda nesta segunda-feira, uma assembleia geral com a categoria será realizada na sede do Sindicato dos Bancários, na Avenida Beira Rio, a partir das 19h. A reunião será para avaliação da proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste sobre os salários de 7,1% (aumento real de 0, 97%) e para 7, 5% sobre o piso salarial (ganho real de 1, 34%). A proposta foi feita na última sexta-feira, em São Paulo.

O Sindicato dos Bancários da Paraíba segue orientação do Comando Nacional que encaminhou documento à Fenaban reafirmando "a necessidade de os bancos apresentarem uma nova proposta que de fato atenda às reivindicações econômicas e sociais dos bancários". A greve dos bancários na Paraíba completa 19 dias e já considerada a maior dos últimos 20 anos.


Comentários