Professores da UFPB aderem ao Dia Nacional de Paralisações e cancelam aulas desta sexta

Docentes foram orientados a pararem as atividades por 24 horas e participarem da grande manifestação.

Os professores da UFPB vão aderir, nesta sexta-feira (30), ao Dia Nacional de Paralisações, movimento convocado por oito centrais sindicais brasileiras que levará uma onda de protestos às principais cidades do País. A orientação da ADUFPB é de que os docentes parem as atividades por 24 horas e participem da grande manifestação, que será realizada no Centro de João Pessoa. As propostas foram apresentadas pela Diretoria Executiva do sindicato durante reunião ampliada dos professores, realizada na manhã desta quinta-feira no Campus I, em João Pessoa.
O protesto de sexta-feira terá concentração na Praça dos Três Poderes (Praça João Pessoa), no Centro da capital, a partir das 13h. Para evitar dispersão, os professores vão usar como ponto de encontro a frente do Banco do Brasil, localizado na mesma rua da praça. De lá, eles seguirão pela Avenida Almeida Barreto, encerrando o protesto no Parque Solon de Lucena, por volta das 16h.
“A ideia é levar o povo para a rua. Por isso viemos aqui convidar os professores, para que integrem esse movimento”, declarou o presidente da CUT-PB, Paulo Marcelo. Segundo ele, os servidores técnico-administrativos da UFPB, representados pelo Sintespb (Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba), também já confirmaram presença no movimento e, assim como os docentes, vão parar as atividades na sexta-feira.
O presidente da ADUFPB, Jaldes Reis de Meneses destacou a importância do atual momento para a história das lutas trabalhistas no País. Segundo ele, antes do protesto nacional de trabalhadores do dia 11 de julho (também convocado pelas oito centrais sindicais brasileiras), as duas últimas grandes manifestações de trabalhadores ocorreram nos anos de 1999 (contra a política econômica do governo Fernando Henrique Cardoso) e de 2003 (contra a Reforma da Previdência do governo Lula, mobilizando apenas os trabalhadores do setor público).
“Vemos como algo muito auspicioso que, de novo, uma mobilização de peso reúna os trabalhadores. Há uma pauta que unificou todas as centrais sindicais”, declara o presidente da ADUFPB. Outro grande protesto que está por vir também contará com o apoio dos professores da Paraíba. Trata-se do Grito dos Excluídos, realizado sempre na semana do 7 de setembro, Dia da Pátria, para chamar a atenção da sociedade para a exclusão social.
Na Paraíba, este ano as manifestações do Dia dos Excluídos ocorrerão em 5 de setembro. Na reunião desta quinta-feira, os professores aprovaram a adesão da categoria a esses protestos. Aprovaram, também, a organização de um seminário para debater a situação política do País, com foco nessa série de manifestações que vêm tomando conta das cidades brasileiras, e a organização de um ciclo de debates que seria iniciado no começo do próximo semestre letivo, em outubro.
MOBILIZAÇÃO
Dia Nacional de Paralisações em João Pessoa
Data: sexta-feira, 30 de agosto
Local de concentração: Praça dos Três Poderes (os professores vão se encontrar em frente ao Banco do Brasil, na mesma rua da praça)
Horário: a partir das 13h
Da Redação com Assessoria
WSCOM Online

Comentários