RADAR POLÍTICO 365


Economia: Fiat afirma que não terá lançamentos no Brasil até o termino das obras da fábrica de Pernambuco

Montadora italiana coloca construção da unidade fabril como prioridade para o país, de olho na manutenção da liderança dentro do mercado nacional

Durante a passagem pelo Salão de Buenos Aires 2013, a Fiat divulgou algo que pode impactar o mercado nacional nos próximos meses. Segundo Ricardo Dilser, assessor técnico da empresa, a montadora italiana não lançará nenhum novo modelo no país até o encerramento das obras da fábrica de Goiana, em Pernambuco.

“A ideia é concentrar as atenções e investimentos da nova unidade fabril. Queremos reforçar nossa gama de produtos, mas temos que encerrar essa importante fase de nossa estratégia para o país”, disse outro executivo ligado à Fiat.

O Brasil é um dos maiores mercados para a Fiat, que é líder em vendas de carros no país, com 22,5% de participação no mercado nos cinco primeiros meses do ano contra 19,1% da Volkswagen e 17,7% da Chevrolet. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O último modelo inédito lançado no país foi o SUV Freemont, apresentado em 2011. Depois disso, apenas as remodelagens de modelos como Palio, Siena, desdobrado no Grand Siena, e Punto.

Investimentos no mercado brasileiro
A montadora tem uma fábrica em Betim (MG), a maior do grupo Fiat Chrysler no mundo, que está tendo sua capacidade ampliada de 800 mil para 950 mil veículos por ano. A construção da planta em Pernambuco começou em setembro passado e deverá ser concluída no ano que vem, com início da produção em 2015.

O local deverá abrigar duas plataformas distintas, para dois modelos, que deverão gerar famílias de carros. Por exemplo, a atual plataforma do Palio dá origem a uma família que tem, além do hatch, a perua Palio Weekend, a picape Strada e o sedã Siena EL.

O investimento no complexo será de R$ 4,5 bilhões, incluindo as fábricas de veículos e uma de motores. O restante deverá ser utilizado no "desenvolvimento de produtos", afirmou a Fiat. A montadora conseguiu financiamento de R$ 5,3 bilhões para o projeto junto à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco de Desenvolvimento do Nordeste (BNB).

NE10

Comentários

Mais Vistas do Blog

Homem morre após ser esmagado por trator em Pitimbu

Caaporã: Veja quem são as vitimas e estado de saúde do acidente

Em novo áudio vazado, prefeito de Caaporã Chico Nazário dispara ataques contra vereadores e usa termo homofóbico

Relatório da PF confirma que não houve provas contra deputados; Branco Mendes desabafa: “Não tem dor maior do que pagar uma conta que não deve”

Polícia prende suspeito de aplicar golpe da falsa taxa de entrega em João Pessoa

CPI dos Combustíveis visita Procons estadual e municipal e garante rigor nas investigações em João Pessoa