Educadores debatem Política de Educação Especial

Foto: Ascom
O I Encontro do Observatório Nacional de Educação Especial em Campina Grande reuniu nesta sexta-feira (26), no CTE, educadores especializados em Educação Especial Inclusiva, gestores, professores, técnicos e representantes de entidades que trabalham na área como APAE e Instituto dos Cegos.

No início do evento, promovido pela Universidade Federal de Campina Grande em parceria com a Secretaria de Educação do Município, a professora Goretti de Lima, coordenadora Geral de Educação da secretaria, deu as boas vindas aos participantes e destacou a importância da educação especial e o apoio da UFCG e do Observatório para a realização do trabalho da Prefeitura através da pasta.

Em sua fala, a secretária da Educação, professora Verônica Bezerra, frisou que essas discussões a respeito de educação especial e inclusiva vêm de há muito. Ela acrescenta que “escolarizar é mais do que estar na escola. Precisamos ampliar o número de vagas. Ainda tem muita criança fora da sala de aula. Devemos também ampliar a qualidade do ensino, que é um trabalho ainda maior, e essa formação de gestores e professores é muito importante”.

A secretária ainda ressaltou o desafio de aprimorar a qualidade do ensino. “O desejo de qualidade do ensino demanda tempo, recursos e planejamento. Temos que buscar meios para uma escola de qualidade e, acredito, estamos buscando. Sozinho ninguém faz e mesmo juntos é necessário refletir e planejar”, concluiu.

Antes do início das palestres, o Grupo Infanto-Juvenil do Instituto dos Cegos se apresentou, interpretando uma música com o seguinte refrão: “Inclusão vem do coração; Não é decreto-lei, não é legislação; Inclusão vem do coração”.

A abertura do evento contou com as presenças da secretária executiva da Educação, professora Iolanda Barbosa; da professora Iara de Moraes Gomes, Articuladora de Educação Especial da SEDUC; de Rosangela Diniz, da APAE; Dapaz dos Santos e Nécio Esperança.

No período da tarde, a programação, iniciada às 14h, terá palestra da articuladora do Programa Educação em Direitos Humanos da SEDUC, professora Maria das Graças de Lima, abordando o tema “Educação em Direitos Humanos na Educação Básica”.
Fonte: Da Redação com Ascom

Comentários